9 de nov. de 2011

Tornedor au Poivre

Era para ser um Steak au Poivre, mas o corte de baby beef estava tão convidativo, que preferi o Tornedor! A receita original é francesa, feita com bisteca de carne temperada com pimenta preta em grãos. Mudança na carne, mas a forma de preparo e os demais ingredientes permaneceram, assim como o acompanhamento tradicional: batatas fritas.

A carne pode ser marinada com até 6 horas de antecedência e quanto mais tempo ficar marinando, mas picante ficará. Eu deixei só as 2 horas e ficou perfeita!

Ingredientes:

600 grs de tornedor de baby beef
3 colheres (sopa) de pimenta do reino preta em grãos
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de conhaque
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
sal a gosto

Preparo:

Faça alguns talhos na carne para evitar que a carne enrole durante o cozimento. Coloque os grãos de pimenta em um saco plástico e amasse-os com um rolo ou bata com um martelo de cozinha. Ponha a carne em uma travessa e pressione os grãos de pimenta com as mãos, dos dois lados da carne. Tampe e deixe marinar na geladeira por 2 horas.

                                                                                 Foto por Herlandes Tinoco

Retire a carne da marinada. Aqueça o óleo e a manteiga em uma frigideira grande. Se quiser um sabor mais suave, raspe a pimenta da carne, como fiz. Caso queira mais apimentado, deixe-a. Tempere a carne com sal e frite em fogo forte por 4 a 8 minutos até dourar.

                                                         Foto por Herlandes Tinoco

Vire a carne e continue cozinhando até dourar de ambos os lados (cerca de 5 minutos para mal passada e 10 minutos para ao ponto).

Dica: para verificar se está pronta, pressione o centro com a ponta do dedo. Se parecer uma esponja, ainda está mal passada; se estiver firme, está ao ponto.

Despeje o conhaque na frigideira e deixe ferver. Acenda um fósforo no canto da frigideira para flambar. Tome cuidado, pois devido à quantidade de conhaque, o fogo é alto! Regue a carne com os caldos da panela até que as chamas se apaguem. Passe a carne para um prato. Acrescente o creme de leite no caldo da frigideira e cozinhe. Cubra a carne com o molho e sirva-a com as batatas.


                                              Foto por Herlandes Tinoco


A receita foi tirada de uma coleção antiga da Folha de São Paulo chamada Coleção Passo a Passo - volume Comida Francesa.



3 comentários:

  1. Herlandes Tinoco9/11/11 9:13 PM

    Pense num tornedor bom! Hum.....

    ResponderExcluir
  2. Fizemos essa receita hoje para um amigo da Nigéria.
    Foi um sucesso!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa! É ótimo saber que deu certo e gostaram. E por falar nisso, estou preparando mais uma de legumes para postar. Bjs!

      Excluir