24/05/2012

Bolo Simples de Limão

Hoje em dia, com a variedade de bolos prontos no supermercado, pouca gente anima a fazer um bolo mais simples em casa. Como eu sempre acho que comida feita em casa é bem melhor (e claro, bem mais em conta) não abro mão de um bolo caseiro toda semana. O dessa foi um de limão, bem tradicional.

Como a receita do bolo leva pouco açúcar, a cobertura é essencial. Se não quiser utilizá-la, coloque mais meia xícara de açúcar na massa.

Ingredientes:

150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar refinado
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
suco de 1 limão tahiti grande
casca ralada de 1 limão tahiti

Para a cobertura:
suco de 2 limões tahiti
1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
raspas de casca de limão (tahiti ou siciliano)
`
Preparo:

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme. Acrescente os ovos, um a um, e continue batendo. Acrescente a farinha peneirada, intercalando com o leite. Junte o suco de limão e a casca de limão ralada. Bata até tudo estar incorporado. Acrescente o fermento por último. Unte e enfarinhe uma forma de bolo. Despeje a massa e leve para assar em forno pré-aquecido por 50 minutos (a 180 graus). Deixe esfriar e desenforme.
Para a cobertura, apenas misture o suco de limão ao açúcar de confeiteiro, aos poucos, até que forme uma pasta. Espalhe-a sobre o bolo e cubra com raspas de limão (na foto abaixo, usei raspa de limão siciliano que já tinha na geladeira).


Foto por Herlandes Tinoco

4 comentários:

  1. Que delícia, Cynthia. Na próxima semana vou sair do bolo de cenoura de sempre e fazer sua receita de limão. É bom variar, rs. Beijão


    Karina, do mariacarambola

    ResponderExcluir
  2. Gente, mil desculpas...acabei repetindo o açúcar e omitindo a quantidade de farinha. Já está corrigido!

    ResponderExcluir
  3. A RECEITACHEGA ME DEU AGUA N BOCA

    ResponderExcluir
  4. muito bom o bolo

    ResponderExcluir