16 de set. de 2012

Filé com gorgonzola no pão italiano

Esse aperitivo sempre faz sucesso na hora de receber os amigos. O ideal é preparar uma porção generosa de carne para repor e separar fatias de pão a parte. Outra opção é ir fatiando o pão a medida em que se come a carne.

A receita está utilizando filé mignon, mas você pode utilizar outro corte de carne, se preferir. O preparo do molho é bem simples: para cada 400 gramas de carne limpa e picada em cubos, acrescente 150 gramas de queijo gorgonzola picado e 1 caixinha de creme de leite. Para temperar, 1/2 cubo de caldo de carne ou o tempero que preferir. Essa quantidade serve 4 pessoas.

Ingredientes:

400 g de filé mignon
150 g de queijo gorgonzola picado
1/2 cubo de caldo de carne
1 caixinha de creme de leite
1/3 de xícara (chá) de leite
1 pão italiano
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Limpe a carne, pique em cubos e tempere com pouco sal e pimenta (1/2 colher de café de sal e uma pitada de pimenta, aproximadamente). Aqueça uma frigideira com óleo e frite a carne por 5 minutos. Coloque a carne aos poucos para que não solte água. Retire e reserve. Na mesma panela em que fritou a carne, coloque o caldo de carne e o leite e misture até dissolver. Acrescente o queijo e deixe-o dissolver também. Misture o creme de leite e a carne. 

Faça um buraco no pão italiano, separando as fatias para acompanhamento. Recheie com o filé com gorgonzola e sirva.

Foto por Herlandes Tinoco


Um comentário: