4 de jan. de 2012

Risoto de Abóbora e Gorgonzola

Para começar bem o ano de 2012 escolhi essa receita de risoto de abóbora com  gorgonzola!! O risoto fica encorpado, saboroso e é um dos meus preferidos!

Aprendi essa receita em uma viagem a trabalho, escutei, tentei fazer e espero que tenha saído igual! Eu adorei!

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo
1,5 litro de caldo de legumes (1 cubo dissolvido em 1,5 lt de água)
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
500 grs de abóbora moranga
150 grs de gorgonzola 
200 ml de vinho branco seco

Preparo:

Descasque e pique a abóbora em cubos e cozinhe-a até ficar macia. Eu utilizo o microondas conforme mostrado aqui. Amasse metade da abóbora com um garfo para formar um purê e pique a outra metade em cubos pequenos. Reserve.

Aqueça 1,5 litro de água e coloque um cubo de caldo de legumes para dissolver. Mantenha o caldo fervente enquanto prepara o risoto.

Derreta 1 colher de manteiga em uma panela larga e refogue a cebola. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos, mexendo sempre. 

Acrescente o vinho, deixe evaporar e continue mexendo o arroz. Coloque o caldo de legumes aos poucos, uma concha por vez, sempre que o liquido secar. Não deixe de mexer o arroz durante o processo. Quando todo o liquido secar, acrescente o purê de abóbora, a abóbora em pedaços e metade do gorgonzola picado. Acrescente 1 colher de manteiga e misture. Rale o restante do gorgonzola e sirva sobre o risoto.

Foto por Cynthia Brant

Nenhum comentário:

Postar um comentário