30 de mai. de 2012

Como congelar ervas

Desde que aprendi a congelar salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, etc, nunca mais sobraram ervas aqui em casa. Como perdem muito rápido, basta esquecer um pouco que elas estão na geladeira e já era. 

Para congelá-las você somente precisará de um saco plástico. Lave e seque a erva. Despreze os talos e retire somente as folhas. Coloque-as em um saco plástico. 


Amarre o saco, deixando ar no interior. Leve para o congelador. Espere 15 minutos, retire e chacoalhe o saco para que as folhas se separem. Volte para o congelador por mais 20 minutos.


Retire, abra o saco plástico e rapidamente coloque as folhas em um potinho plástico tampado. Se for utilizar um pote maior, coloque as folhas e cubra com papel manteiga para que não forme gelo dentro do pote.


Leve o pote ao congelador. Quando precisar, retire e use. Não deixe muito tempo fora do congelador, pois as folhas descongelam rapidamente.


Aproveite as ervas congeladas para serem usadas em pratos assados ou cozidos. Não aconselho a usarem em pratos frios, pois apesar do sabor ser mantido, elas ficam murchas quando descongeladas.

3 comentários:

  1. Oi flor, aprendi esse truque com a minha mãe.. sempre tenho folhinhas congeladas. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Muito prático, né? Fora que a gente consegue aproveitar todas. Bjos!

      Excluir
  2. Achei interessante essa técnica. Vou testar com coentro, pois nunca congelei, somente salsinha e cebolinha. Grata.

    ResponderExcluir