4 de mar. de 2012

Temperos Caseiros

Fim de semana no sítio foi para descansar e fazer temperos caseiros!

Hoje em dia existem bons temperos sendo vendidos no mercado, mas ainda acho que nada substitui o caseiro, onde você pode criar variações e utilizar a proporção de ingredientes que mais te agrada. Por exemplo, a proporção usual de alho e sal em temperos caseiros é de 1:1, mas como prefiro a maior parte com alho, uso 1,5:1.

A parte mais trabalhosa é descascar os dentes de alho; o resto é bem rápido. Se preferir, use o alho comprado já descascado, entretanto, descascá-lo na hora é garantia de um ingrediente fresco e novo. Para descascar mais facilmente o alho, deixe-o de molho por 1 a 2 horas em água quente.

Depois é só bater no processador ou liquidificador o alho, sal e temperos a gosto.  



Tempero de alho e sal:

Bata no processador ou liquidificador o alho e o sal na proporção de 1,5:1, ou seja, a cada 150 gramas de alho, misture 100 gramas de sal.

Tempero de alho, cominho e calabresa:

Bata no liquidificador ou processador 200 grs de alho descascado, 1 colher (chá) de cominho em pó, 1 colher (café) de pimenta calabresa seca e 1 xícara (chá) de sal. Tempero perfeito para ser utilizado com carne vermelha.

Tempero de alho, pimenta de cheiro e semente de coentro:

Bata no liquidificador 500 grs de alho descascado, 6 pimentas de cheiro, 3 colheres (sopa) de sementes de coentro frescas e 1 1/2 xícara (chá) de sal. Para este tempero, o liquidificador é necessário para moer totalmente as sementes de coentro. Utilizei as sementes frescas, verdes, como na foto abaixo. O aroma e sabor das sementes são bem diferentes das folhas de coentro e bem mais suaves.




Tempero de alho, sal, cominho e pimenta dedo de moça:


Bata no liquidificador ou processador 300 grs de alho descascado, 1 colher (chá) de cominho em pó, 3 pimentas dedo de moça sem sementes e 1 e 1/2 xícara (chá) de sal. 


Temperos: 1 - alho e sal; 2 - alho, sal, coentro e pimenta de cheiro;
 3 - alho, sal, cominho e pimenta dedo de moça
Fotos por Herlandes Tinoco

3 comentários:

  1. Como é que se conservam esses temperos? E durante quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu os coloco em potes de vidro ou plástico (daqueles de geléia ou maionese mesmo) esterilizados e guardo na geladeira. Dura bastante se estiver bem refrigerado (no mínimo 6 meses).

      Excluir
  2. Coloque dentes de alho em um pote fechado a agite bastante!! Descascados rápido e prático!!

    ResponderExcluir