4 de nov. de 2011

Quiche vegetariano

Para estrear meu novo livro 500 Tortas Doces & Salgadas, escolhi uma receita de quiche para testar a massa básica de tortas.

Dentre tantas receitas maravilhosas de tortas doces e salgadas com recheios mais convidativos, preferi uma vegetariana para tentar diminuir o estoque de legumes da geladeira. Já viu alguém que vai a feira e compra tudo quanto é legume por achar que estão lindos? Pois é, sou eu..

Seja ela doce ou salgada, tenho que concordar com a autora do livro quando diz que "Poucas coisas na vida são mais convidativas quanto a fragrância de uma torta recém-assada saindo do forno". Só o cheiro já abre o apetite!

Ingredientes:

Massa:

300 grs de farinha de trigo
115 grs de manteiga sem sal
115 grs de gordura vegetal hidrogenada
uma pitada de sal
1 ovo grande
2 colheres (chá) de vinagre branco
2 colheres (chá) de água gelada

Recheio:

Legumes e verduras a gosto (fui de 1/2 abobrinha, 1 alho-poró e 3 ramos de couve-flor)
sal e pimenta
bolinhas de muçarela de búfala
3 ovos
1 xícara de creme de leite
folhas de manjericão
uma pitada de noz-moscada
Tempero pronto (usei Fondor)

Preparo:

Massa:

Misture a farinha e o sal em um recipiente grande. Corte a manteiga e a gordura vegetal em pequenos pedaços e acrescente à mistura de farinha. Misture com as mãos até formar uma farofa úmida, deixando alguns pedaços de manteiga e gordura vegetal. Usando um  garfo, bata em outra vasilha o ovo com o vinagre e a água. Despeje sobre a mistura de farinha bem devagar até dar liga. Divida a massa em duas partes, faça uma bola com cada uma, enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Após esse tempo, retire a massa e abra-a em uma superfície polvilhada com farinha para não grudar (a receita pedia para abrir com o rolo; achei mais fácil colocar os pedaços no refratário previamente untado e ir abrindo com as mãos - para metade da massa usei um refratário de 21 cm de diâmetro e ainda sobrou um pouquinho de massa).


Recheio:

Fatie a abobrinha e o alho-poró, pique a couve-flor e cozinhe-os no microondas por 2 minutos, conforme explicado aqui. Salpique sal, pimenta e Fondor a gosto. Disponha-os em cima da massa. Bata os ovos em outro recipiente, junte o creme de leite e a noz moscada. Acrescente uma pitada de sal. Jogue a mistura de ovos sobre os legumes. Parta as bolinhas de  muçarela de búfala ao meio e disponha sobre o creme. Salpique folhas de manjericão.

Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por 60 minutos.


                              Fotos por Herlandes Tinoco








Nenhum comentário:

Postar um comentário