8 de nov. de 2011

Panna Cotta com Geléia de Goiaba

A panna cotta é uma sobremesa italiana que significa "nata cozida". Existem várias formas de preparo, que foram modificando a receita original com natas, mas a que mais gosto é basicamente creme de leite adoçado e "endurecido" com gelatina sem sabor, com a textura parecida com a de um flan. Sozinha não é muito doce e pode ficar um pouco sem graça, mas complementada por uma calda ou geléia de frutas fica maravilhosa!!

Já fiz com maracujá e morangos assados, mas escolhi dessa vez uma geléia de goiaba para a cobertura!


Ingredientes:

2 colheres (sopa) de água
1/2 pacote ou 6 grs de gelatina em pó sem sabor e incolor
480 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha (dessa vez nem coloquei e ficou ótima também!)
geléia para cobertura

Preparo:

Coloque o creme de leite em uma panela, acrescente o açúcar e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo para dissolver o açúcar. Coloque a gelatina em um potinho e dissolva-a com a água quente. Misture a gelatina na mistura de creme de leite e mexa bastante para dissolver. Coloque o creme em forminhas de empada ou em potinhos individuais e leve para gelar por 1 hora. Se for usar forminhas, desenforme e cubra com a calda. Caso tenha utilizado potinhos, cubra o creme com a geléia.

A geléia que usei foi caseira e já estava bem molinha. Caso compre um pote de geléia, dissolva-a em um pouco de água e leve ao fogo para derreter. Espere esfriar e cubra a panna cotta ou sirva a parte.  

                                               Foto por Cynthia Brant

                                             Foto por Herlandes Tinoco



Nenhum comentário:

Postar um comentário