5 de dez de 2011

Torta Mousse de Chocolate

Já comentei aqui sobre o livro 500 tortas doces & salgadas, mas vale a pena falar de novo, já que nesse quase todas as receitas são maravilhosas!

A escolha dessa semana foi uma Torta Mousse de Chocolate feita com massa de biscoito wafer, uma camada fina de ganache de chocolate meio amargo e uma considerável quantidade de mousse de chocolate! 

Adaptei a receita um pouco para uma forma mais prática e barata, derretendo o chocolate no microondas e usando creme de leite de caixinha ao invés do fresco em parte da receita. Também optei por acrescentar a gelatina sem sabor para ficar um pouquinho mais firme. O preparo é grande, mas é tranquilo e o resultado compensa!

Ingredientes:

Base:
1 pacote de biscoito wafer de chocolate
70 grs de manteiga sem sal derretida
2 colheres (sopa) rasa de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar

Ganache de chocolate 1/2 amargo:
1 caixinha de creme de leite
130 grs de chocolate 1/2 amargo

Mousse de chocolate ao leite:
1 caixinha de creme de leite
180 grs de chocolate ao leite
500 ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
uma pitada de sal
6 grs (1/2 pacotinho)de gelatina em pó sem sabor

Suspiros prontos
chocolate em pó para polvilhar

Preparo:

Base:
Triture os biscoitos com a mão e misture a farinha, a manteiga derretida e o açúcar. Pressione a massa sobre a base de uma forma removível de 23 cm, começando do centro para fora até cobrir o fundo da forma. Asse em forno pré-aquecido por 15 minutos. Deixe esfriar na forma.


Ganache:
Pique o chocolate, leve ao microondas por 15 segundos em potência alta. Retire, misture e volte ao microondas por mais 15 segundos. Novamente retire, misture e volte por mais 20 segundos. Retire e misture até o chocolate derreter por completo. Acrescente o creme de leite e incorpore. Espalhe sobre a base da torta e leve para gelar por 2 horas.

Mousse:
Faça o mesmo procedimento com o chocolate ao leite, derretendo-o no microondas e misturando o creme de leite de caixinha. Junte o sal, a baunilha e a gelatina sem sabor hidratada conforme instruções da embalagem. Misture novamente. 
Bata o creme de leite fresco na batedeira até o ponto de chantilly e incorpore a mistura de chocolate derretido. Espalhe sobre a ganache (após esta estar firme e ter ficado duas horas na geladeira).



Leve para gelar também por 2 horas. Depois de gelada, espalhe os suspiros sobre a mousse e polvilhe chocolate em pó.


                                  Fotos por Herlandes Tinoco






Nenhum comentário:

Postar um comentário