27 de dez de 2011

Bacalhau Assado com Batatas ao Murro

Receitas com bacalhau sempre são maravilhosas e com esta não é diferente! O bacalhau da foto foi assado na brasa, mas no forno também fica muito bom. A receita é simples: o bacalhau depois de assado deve ser banhado no azeite quente e por cima deve ser salpicado coentro. As batatas ao murro são o acompanhamento perfeito para esse prato!

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
4 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de coentro picado
azeite a gosto

Batatas ao murro:

4 batatas médias
sal grosso a gosto
pimenta do reino a gosto

Preparo:

Dessalgue o bacalhau no dia anterior ao do preparo, trocando a água pelo menos 3 vezes. Segundo os portugueses, a água da troca deverá estar na mesma temperatura da que está com o bacalhau, portanto, quando for colocar o bacalhau dentro de uma vasilha com água e levar para gelar, leve à geladeira também outra vasilha somente com água. Quando for trocar a água do bacalhau, use a água que está na geladeira para que a temperatura seja a mesma. A cada troca, coloque outra vasilha com água na geladeira para que possa ser repetido o procedimento.

Após dessalgar, escorra o bacalhau e coloque em uma assadeira untada com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel e asse por mais 5 minutos.

Esquente o azeite em uma panela e frite o alho nesta. Cubra o bacalhau com o azeite quente, o alho picado e salpique coentro picado.

Lave as batatas e leve para cozinhar com a casca por 10 minutos na água (ou vapor) ou 5 minutos no microondas. Escorra-as, dê um murro para amassá-las de leve, salpique pimenta do reino e leve-as ao forno cobertas com o sal grosso até que espetando um garfo estejam macias. Sirva como acompanhamento.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário