12 de dez de 2011

Muffins de Maçã e Cranberry

Resolvi testar outra receita do livro Baking da Martha Day. Muffins são uma ótima opção para casa de pouca gente: além da receita ser pequena, acabamos não resistindo a pegar um bolinho e sair comendo.

Receitas de muffins são bem práticas, pois não é necessário usar batedeira ou liquidificador. Em meia hora você tem o aroma desses bolinhos de maçã e cranberry pela casa.

Ingredientes:


50 grs de manteiga sem sal derretida e fria
1 ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
125 ml de suco de laranja
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada em pó
1/4 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
1 maçã picada sem casca
100 g de cranberries secas
2 colheres (sopa) de amêndoas ou nozes picadas
açúcar de confeiteiro para polvilhar


Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela, bata o ovo com um garfo e misture a manteiga já fria. Adicione o açúcar e o suco de laranja. Misture. Peneire os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato, cravo, canela, noz moscada, gengibre e sal) e incorpore-os à mistura anterior. Junte as maçãs, as amêndoas e as cranberries. Toda a massa deve ser misturada levemente, na mão, sem bater muito. Coloque forminhas de papel para muffins dentro de uma assadeira para muffin com capacidade para 1/2 xícara de chá e encha até completar 3/4 da capacidade da forminha de papel. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos. Depois de frio, polvilhe açúcar de confeiteiro. 
Rendimento: 8 unidades.

Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário