15 de dez de 2011

Bacalhau à Maurício e Amizades

Essa receita de bacalhau à Maurício é daquelas de família, que é feita na casa da tia, faz o maior sucesso e todo mundo copia! Não sei se a denominação é essa mesmo, mas é assim que chamamos.

Pode parecer estranho tanta batata palha na receita, mas quando ela é aquecida e misturada ao bacalhau, à cebola e ao molho branco, você não consegue perceber que se trata de batata palha. Receitinha de fácil preparo e de um sabor maravilhoso!

Foi esse o prato que escolhi para o anual almoço de Natal (antecipado) com amigas queridas. Nosso almoço de Natal já vem ocorrendo desde a faculdade e a partir desse ano tem um novo integrante! Finalmente uma de nós teve um baby lindo! Quem sabe ano que vem não aumenta?

Ingredientes:

1 kg de bacalhau desfiado dessalgado
1 1/2 kg de cebolas em rodelas
2 kgs de batata palha
azeite a gosto
1 caixinha de creme de leite

Molho Branco:
1 litro de leite
noz moscada a gosto
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Preparo:

Em uma panela grande, refogue a cebola no azeite até amolecer (cerca de 10 minutos). Junte o bacalhau e misture. Acrescente a batata palha aos poucos e mexa por 5 minutos.

Faça o molho branco: derreta a manteiga em uma outra panela, acrescente a farinha e mexa bem rápido. Acrescente o leite e continue batendo rápido (com um fouet ou garfo) para que não empelote. Acrescente noz moscada a gosto.

Unte um refratário com azeite e vá colocando camadas alternadas de bacalhau e moho branco. Finalize com o molho branco, espalhe creme de leite por cima e leve ao forno por 30 minutos.


Foto por Herlandes Tinoco



Nenhum comentário:

Postar um comentário