25 de abr. de 2012

Salada de folhas com nozes e pêras

Vendo as postagens do blog, reparei que não havia nenhuma receita de salada, apesar de sempre fazê-las em casa. Talvez seja pelo preparo da maioria das receitas ser muito simples ou por somente precisar juntar os legumes e verduras que gosta.

Essa salada de folhas com nozes, pêras carameladas e muçarela de búfala é uma das minhas preferidas. Gosto de salada de qualquer jeito, mas aquelas com pouco ingredientes sobre um mix de folhas, uma fruta e um bom molho são deliciosas.

Usei para essa um molho pesto que já tinha na geladeira pronto, mas você pode usar o molho de preferir. A receita do pesto está a seguir. Como rende bastante, guardo o restante na geladeira para ser utilizado em uma massa posteriormente.

Ingredientes (para um prato individual):

folhas de alface americana
folhas de rúcula
4 bolinhas de muçarela de búfala
4 nozes sem casca
1 pêra 
açúcar cristal

Molho pesto:
1 maço de manjericão
2 dentes de alho
60 g de nozes sem casca
200 ml de azeite extra virgem
100 g de queijo parmesão ralado
2 cubos de gelo

Preparo:

Para o molho, junte todos os ingredientes no liquidificador (primeiro o azeite, depois o manjericão e depois os demais) e bata até formar uma pasta.

Para a salada, descasque as pêras, corte-as em quatro e retire a parte central com as sementes e o cabinho. Passe-as no açúcar e em seguida, coloque em uma frigideira quente para que caramelizem (5 minutos são suficientes). Reserve.

Monte a salada: coloque as folhas por baixo, distribua o queijo, as nozes e as pêras. Cubra a muçarela com o molho e sirva. Bem simples e muito boa!


Foto por Cynthia Brant

Nenhum comentário:

Postar um comentário