22 de abr. de 2012

Cannoli + Entre vinhos e amores

Para quem não conhece, cannoli é uma sobremesa italiana feita com ricota. Esse ano tive a felicidade de comer um autêntico cannoli siciliano durante uma viagem e desde então fiquei pensando em repetir a receita em casa.


Assistindo ao recém lançado Entre Vinhos e Amores, a vontade só aumentou. A maior parte do filme se passa nas cozinhas de duas mulheres, que discutem seus relacionamentos e suas aspirações. A comida tem um papel secundário nesse filme, mas em uma delas é preparado esse doce bem suave e aerado, que recheia um canudinho de massa frita. Quem já fez cannoli sabe que um boa conversa é ideal enquanto se prepara o doce, pois demora um pouquinho para ser feito.

Vi várias receitas na net da massa e resolvi criar a minha. Para o recheio, ao invés de ricota amassada, usei creme de ricota (Tirolez). A receita rendeu 14 cannoli, mas fica tão bom que eu sugiro fazer o dobro.

Para fritar a massa, você precisará de cilindros de metal para moldar os canudinhos. Os meus foram comprados na Maria Chocolate.


Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/3 xícara (chá) de açúcar refinado
25 g de gordura vegetal hidrogenada
10 g de manteiga sem sal
1 ovo
pitada de sal
3 colheres (sopa) de conhaque
1/2 colher (chá) de cacau em pó
1 colher (café) de canela em pó
óleo vegetal para fritar
clara de ovo para colar as pontas da massa

Recheio:
250 grs de creme de ricota
50 grs de chocolate meio amargo ralado ou em pedaços pequenos
50 grs de frutas cristalizadas picadas
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:

Para a massa, pique a gordura hidrogenada e a manteiga e coloque em uma tigela. Peneire a farinha e misture-a na gordura. Amasse para que ela comece a se dissolver. Junte os outros ingredientes aos poucos, deixando o conhaque por último. Amasse a massa até ficar lisa e desgrudar das mãos. Abra-a com um rolo em uma superfície enfarinhada e corte círculos com um cortador de massa.


Unte os cilindros com óleo e enrole a massa ao redor dele. Passe um pouco de clara de ovo na ponta para que a massa se una e forme um canudo.


Frite os canudos em óleo quente, jogando o óleo por cima da massa como se estivesse fritando pastéis. Frite aos poucos, pois forma muita espuma na gordura. Deixe corar, retire e escorra em papel absorvente. OBS: A massa cora rapidamente, cerca de 30 segundos quando o óleo está bem quente. Deixe esfriar um pouco e retire os canudos de metal.


Para o recheio, bata o creme de ricota com açúcar na batedeira por 5 minutos. Misture as frutas cristalizadas picadas (piquei mais um pouco com a faca para que ficassem bem pequenas) e o chocolate picado. Coloque em um saco de confeitar ou saquinho de plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Retire, faça um corte no saco de plástico e recheie os cilindros de massa. Polvilhe açúcar de confeiteiro e aproveite!











Fotos por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário