9 de abr. de 2012

Filé ao molho madeira

Esse filé foi o prato que fiz para o almoço de Páscoa desse ano, acompanhado de arroz branco, batata palha e de penne ao limone. Vou chamar de molho madeira, pois, hoje em dia, a receita leva molho madeira pronto, mas o original era um molho com os demais ingredientes que a minha mãe costumava fazer.

Simplesmente adoro um filé com esse molho. Talvez por ser uma das poucas receitas que minha mãe fazia, talvez por ser picante e bem diferente dos molhos que já comi. 

No lugar do vinho madeira uso izidro, um vinho branco licoroso seco que é encontrado nos supermercados.

Como sempre faço para muita gente, a receita a seguir é para um almoço de 8 pessoas, com uma quantidade generosa de molho. Prometo colocar depois a receita do molho sem utilizar o molho pronto e em uma quantidade menor.

Ingredientes:

1,7 kg de filé mignon
1 pote de molho madeira pronto (uso Master Food)
1 cubo de caldo de carne
1 colher (sopa) de mostarda 
1/4 xícara (chá) de molho inglês
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de água
1/2 xícara (chá) de izidro
sal e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de champignons
óleo

Preparo:

Limpe o filé e corte-o em fatias de 1 dedo de espessura (mais ou menos 1 cm). Em uma frigideira grande, coloque uma pouco de óleo (1/2 colher de sopa) e sele os filés aos poucos. O ideal é deixar cozinhar por, no máximo, 3 minutos, para que ainda fiquem rosados no meio. Como acaba soltando um pouco de água no preparo, vá retirando a água e colocando um pouco mais de óleo até que todos os pedaços de filé estejam selados. Reserve.

Na mesma panela em que selou o filé, coloque o caldo de carne e amasse com um garfo. Acrescente o izidro, o molho inglês e a mostarda. Dissolva a farinha de trigo na água e misture ao molho. Misture também o molho madeira pronto. Deixe cozinhar até engrossar, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente os champignons.

Disponha os filés em um refratário e cubra com o molho. Se precisar, leve para aquecer por 10 minutos no forno.

Foto por Herlandes Tinoco

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE POSSO TROCAR O IZIDRO..POR UM VINHO BRANCO SECO QUALQUER... OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Nunca fiz com vinho branco seco, mas penso que sim, o Izidro é só um pouco mais doce. Abs.

      Excluir