1 de nov de 2015

Risoto de Alho-Poró com Linguiça de Javali

Véspera de feriado pede um bom vinho e um prato prático. Vendo outras fotos dos risotos que já apareceram por aqui, acho que consegui evoluir um pouco no preparo, porque esse ficou no ponto certo: al dente e cremoso.

O risoto levou alho poró, abobrinha e cenoura, o que pra mim é umas das combinações mais simples e certas. O risoto, básico, combinou perfeitamente com umas linguicinhas de javali, um pouco mais temperadas. Usei essa aí da foto e achei muito boa. Se preferir outra, sugiro de pernil. 



Ingredientes:

1/2 alho poró picado
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 taça de vinho branco seco (150 ml)
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes 
2 colheres (sopa) de cenoura ralada
1/2 abobrinha em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de manteiga 
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
200 grs de linguiça de javali

Preparo:

Comece preparando o caldo ou use 1 cubo de caldo pronto dissolvido em um litro de água. Se for preparar, aqueça 1 colher de azeite ou óleo vegetal e frite os legumes picados. Usei 2 cenouras, 2 cebolas, 2 talos de salsão, 1 colher (chá) de grãos de pimenta, 1 folha de louro, 1/2 abobrinha e 1/2 alho poró. Junte 1,5 litro de água e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use. Aproveite os legumes cozidos para uma sopa posteriormente.

Coloque a linguiça no forno pré aquecido (a 200 graus) e asse por 30 minutos.

Para o risoto, refogue a cebola no azeite por 1 minuto. Junte o alho poró picado e refogue por mais um minuto. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos. Sempre mexendo o arroz, coloque o vinho e deixe o líquido reduzir (aproximadamente 5 minutos). Acrescente três conchas do caldo fervente, uma por vez, deixando o líquido secar antes de colocar a próxima concha (para as três conchas você gastará cerca 15 minutos). Não pare de mexer o arroz na panela. Repita o processo e acrescente mais 3 conchas do caldo. Coloque a cenoura ralada e a abobrinha picada (sem casca e sem semente) e continue o cozimento. Quando secar, coloque o restante do caldo e mexa até o arroz ficar al dente (prove e veja se está um pouquinho duro - como se precisasse cozinhar mais 5 minutos se fosse um arroz agulhinha). Desligue, coloque o queijo parmesão e a manteiga picada e mexa para incorporar. Não acho necessário colocar sal e pimenta, mas fica a gosto.

Pique as linguiças e sirva sobre o risoto.

Foto: Herlandes Tinoco

Um comentário: