27 de out de 2015

Frango Indiano com Castanhas e Amêndoas

Aproveitando a volta ao blog e a leitura recente de um livro de receitas indianas, optei por esse frango com especiarias, castanhas e amêndoas para o jantar. O acompanhamento foi arroz integral com batatas assadas, que não roubam o sabor das várias especiarias utilizadas no preparo. 

Por falar nelas, optei por usar cúrcuma, cominho, cardamomo e cravo da índia, além do curry, mesmo sendo esse último uma mistura que inclui as especiarias anteriores.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) cheia de gengibre ralado
1/2 kg de peito de frango em cubos
5 cravos da índia
3 cardamomos
1/2 colher (café) de cúrcuma (ou açafrão)
1/2 colher (café) de cominho em pó
1/2 colher (café) de curry 
uma pitada de canela em pó
1 colher (sopa) de castanhas de caju inteiras
1 colher (sopa) de amêndoas em lascas
1 copo (xxml) de iogurte natural integral
2 colheres (sopa) de creme de leite 
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
uma pitada de açúcar
suco de 1/2 limão

Preparo:


Em uma panela com o óleo vegetal e de gergelim (se não encontrar o de gergelim, use só o vegetal que preferir), refogue a cebola por um minuto. Acrescente o alho picado e o gengibre ralado e refogue por mais um minuto. Acrescente o frango picado, o cardamomo (abra e coloque somente as sementes) e os cravos. Cozinhe até que a carne fique levemente dourada (+-5 minutos). Em uma frigideira, toste o curry, o cominho, a cúrcuma e a canela. Acrescente ao frango. Adicione as castanhas, as amêndoas, o iogurte, o creme de leite e o açúcar, mexendo bem (sinceramente, não achei que o creme de leite fez tanta diferença na cremosidade; se não for para usar o restante em outra receita, use só o iogurte). Acerte o sal e a pimenta e antes de apagar o fogo, coloque o suco de limão. 


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário