12 de out de 2012

Risoto de Alcachofra, Cogumelos e Parma

Eu e uma amiga sempre vamos comer uma pizza que leva presunto Parma, alcachofra, cogumelos e salsinha. Resolvi testar um risoto com os mesmos ingredientes e o resultado foi um prato leve, que combina o suave sabor da alcachofra com o salgado do presunto cru.

Para esse prato usei caldo de legumes caseiro, mas pode ser substituído por 1 cubo de caldo de legumes dissolvido na quantidade de água indicada (1,2 litros).

Ingredientes:

1 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
150 ml de vinho branco seco
1,2 litros de caldo de legumes 
2 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de manteiga
1/2 cebola pequena em cubos
100 g de presunto Parma
2 fundos de alcachofra (já comprei prontos)
3 cogumelos Paris fatiados ou 150 g de champignons
1 colher (sopa) cheia de queijo parmesão ralado
salsinha a gosto (usei 1/3 do maço)

Preparo:


Para o caldo de legumes, dissolva um cubo ou um potinho de caldo em 1,2 litros de água. Deixe o líquido fervendo enquanto prepara a receita.


Cozinhe as alcachofras em água por 10 minutos. Retire e corte em lâminas. Corte o cogumelo em fatias. Coloque 1 colher (chá) de manteiga em uma panela e refogue os cogumelos e a alcachofra. Reserve.

Derreta 1 colher (sopa) de manteiga em uma panela (a mais larga que tiver) e refogue a cebola. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos. Sempre mexendo o arroz, coloque o vinho e deixe o líquido reduzir (aproximadamente 5 minutos). Acrescente uma concha do caldo fervente por vez até o arroz ficar al dente (prove e veja se está um pouquinho duro - como se precisasse cozinhar mais 5 minutos se fosse um arroz comum). Coloque os cogumelos e a alcachofra. Acrescente o queijo e 1 colher (sopa) de manteiga. Misture bem. Ao servir, coloque o presunto Parma picado e a salsinha picada por cima do risoto. 



Foto por Arthur Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário