29 de out. de 2012

Nhoque ao molho cremoso

Essa receita é mais uma sugestão de molho. Gosto de preparar os nhoques, até mesmo para poder acrescentar um ingrediente diferente, como espinafre, abóbora ou gorgonzola à massa, mas na falta de tempo, compro a massa pronta mesmo.

Esse prato foi feito com essa massa italiana, que tem um preço bem acessível e é deliciosa. O molho leva tomates, manjericão,  cenoura e creme de leite. Por levar cenoura, o molho fica mais grosso e é necessário colocar um pouco de água no preparo. 

A quantidade de molho parece ser muita inicialmente, mas é ideal para que o nhoque fique solto quando for levado ao forno. Escolha, por isso, uma travessa mais larga (usei uma oval de 30 x 23 cm).

Ingredientes:

500 g de nhoque
1 cenoura grande picada
1 lata de tomate pelati
1/2 cebola 
1 dente de alho grande 
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
noz moscada a gosto
1 bouquet garni ou um ramo de ervas de sua preferência
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
150 ml de água

Preparo:

Descasque e pique a cenoura em rodelas. Cozinhe e reserve. Pique a cebola e o alho. Aqueça a manteiga em uma panela larga e doure a cebola. Quando a cebola começar a dourar, acrescente o alho e deixe dourar também. Acrescente a cenoura e o tomate pelati picado com o caldo. Coloque o açúcar e as ervas. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescente a água e deixe ferver por 5 minutos. Prove o tempero e acerte o sal. Retire o bouquet garni (ou o raminho de ervas) e bata o molho no liquidificador. 

Cozinhe o nhoque conforme instruções da embalagem. Coloque metade do molho em uma travessa larga, acrescente os nhoques cozidos e cubra com a outra metade do molho. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao formo até o molho começar a ferver (20 minutos). Sirva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário