12 de ago. de 2012

Receita de Família: Sobrecoxa de frango com bacon na cerveja

Essa sobrecoxa de frango com bacon na cerveja foi uma das primeiras receitas que experimentei na casa dos meus sogros.

Impressionante como a cerveja dá um sabor todo especial aos pratos. Tenho tentado achar algumas receitas diferentes com esse ingrediente e selecionei algumas que ainda aparecerão por aqui.

Dessa vez, usei as batatas inteiras que já tinha em casa,  mas o ideal é cortá-las em palitos para que cozinhem no molho enquanto o frango assa. Ao final, o molho engrossa e as batatas adquirem aquela coloração meio caramelo e absorvem todo o tempero do molho.


Ingredientes:

1 kg de sobrecoxas de frango
suco de 1 limão
sal e pimenta a gosto
3 ramos de tomilho fresco (ou outra erva de sua preferência)
1 cebola picada
1 colher (chá) de colorau
300 ml de cerveja pilsen
7 fatias de bacon

Preparo:


Tempere o frango com o tomilho, limão, pimenta e sal e reserve por 1 hora. Aqueça o óleo em uma panela, doure a cebola e acrescente o frango. Deixe dourar por 5 minutos. Acrescente o colorau e misture. Desligue a panela e deixe o frango esfriar. enquanto isso, acenda o forno.

Enrole as fatias de bacon nas sobrecoxas e prenda-as com um palito. Descasque as batatas, pique-as em palitos e reserve. Disponha o frango em um refratário e coloque a batata picada entre os pedaços. Se for usar as batatas pequenas inteiras, coloque-as antes, descascadas, em um saco plástico amarrado e furado e leve-as ao microondas por 3 minutos.

Na panela em que foi refogado o frango, despeje a cerveja e leve ao fogo apenas para aquecer (2 minutos). Transfira o caldo para o refratário e leve o frango ao forno por 2 horas ou até as batatas e o frango estiverem cozidos.




Fotos por Herlandes Tinoco

2 comentários:

  1. Cynthia, nunca usei cerveja no frango, mas faço algumas carnes com ela. Vou testar no frango para ver se gosto. Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Experimente, pois é muito boa! Minha sogra arrasa na cozinha e essa receita é daquelas antigas, que sempre fazem sucesso. bjo!

    ResponderExcluir