4 de jun. de 2012

Filé com Molho de Vinho do Porto e Figos

Ainda não tinha experimentado o vinho do Porto em molhos, apesar de adorar esse ingrediente. Nos almoços de família em casa, a preferência é sempre por um filé e quis variar o tradicional molho madeira, que sempre faço.

Para essa receita não usei muita coisa, apenas um preparado de carne (esse aqui) com o vinho do Porto e um pouco de mostarda. O caldo de carne pode substituir o preparado.

Escolhi os figos para acompanhar o molho, pois adoro uma comida agridoce. Acho que também combina com tomate seco, se preferir.

Esse foi servido com risoto de aspargos e batatas noisette assadas.

Ingredientes:

1 kg de filé mignon limpo
1 litro de preparado ou caldo de carne (3 colheres de sopa do preparado ou 2 cubos de caldo de carne)
1 colher (sopa) cheia de mostarda (usei Dijon)
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo
100 ml de água para dissolver a farinha
1/2 lata de figos em calda escorridos
sal e pimenta do reino a gosto
óleo e manteiga para fritar os filés

Preparo:

Corte os filés em fatias de 1 dedo de espessura. Tempere com sal e pimenta a gosto. Aqueça uma frigideira e coloque 1 colher (sopa) de manteiga e 1 de óleo (a manteiga evita que saia muita fumaça da panela na fritura). Frite os filés por 3 minutos se quiser bem passado ou 1 minuto, se preferir um pouco cru no interior. Se soltr muita água, vá descartando-a e acrescentando mais óleo e manteiga.

Aqueça a água, dissolva o preparado ou o caldo de carne e misture ao caldo que ficou na panela da fritura dos filés. Acrescente o vinho do Porto e deixe reduzir pela metade (cerca de 20 minutos em fogo alto). Acrescente a mostarda e a farinha dissolvida na água. Com um fouet ou colher misture rapidamente o molho para que não empelote.

Escorra os figos, pique cada um em 4 pedaços e acrescente ao molho. Disponha os filés em uma travessa e cubra com o molho.


Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário