12 de out. de 2011

Cheesecake

Cheesecake é uma das minhas sobremesas preferidas!!! A mistura em uma mesma garfada do crocante do biscoito com a cremosidade de um recheio não muito doce, mas compensado por uma calda açucarada com pedaços de frutas, tornam essa sobremesa sem igual!

Essa receita foi uma tentativa de misturar creme de ricota (só conheço o da marca Tirolez) à receita tradicional. O resultado foi uma torta um pouco mais leve e muito saborosa. Espero que gostem!

Ingredientes:

Para a base de biscoito:
200 grs de bolacha maisena
100 grs de manteiga sem sal

Para o recheio:
500 grs de creme de ricota
440 grs de cream cheese
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Para a cobertura:
1 xícara (chá) de geléia de morango
1 xícara (chá) de geléia de cereja

Preparo:

Pincele com manteiga derretida o interior de uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com fundo removível. Leve à geladeira por 15 minutos.

Base:
Bata o biscoito no liquidificador até esmigalhar bem. Passe para uma tigela. Derreta a manteiga no microondas ou fogo e junte ao biscoito. Vá misturando com uma colher até todo o biscoito ficar umedecido. Retire a forma da geladeira e espalhe o biscoito sobre ela, pressionando a massa com as costas de uma colher no fundo e laterais da forma. Leve para gelar por 1 hora.

Recheio:
Bata o cream cheese e o creme de ricota na batedeira por 3 minutos. Junte o açúcar e a essência de baunilha e bata novamente até misturar. Junte os ovos e bata até incorporar. Despeje o recheio sobre a base de biscoito e leve para assar em forno pré-aquecido por 1 hora (forno a 180 graus). As laterais estarão firmes, porém o recheio ainda mole. Deixe esfriar no forno por 30 minutos ou até que ela esfrie. Leve para gelar por 4 horas antes de servir.

Cobertura:
Derreta as geléias em uma panela e deixe esfriar. Despeje sobre a torta gelada ou sirva a parte. Obs: uma boa geléia faz toda a diferença nessa receita. Compre uma que tenha pedaços de fruta!

                                         Foto por Herlandes Tinoco


2 comentários:

  1. Perfeito!!! Este casal que com seus talentos enchem nossos olhos e desafiam nosso paladar com maravilhas como esta.

    ResponderExcluir
  2. Herlandes Tinoco12/10/11 6:37 PM

    Uma das melhores, ChesseCake perfeito!!! Pena que não deu tempo de comer muito dele... eheheheh

    ResponderExcluir