7 de out. de 2011

Carolinas, Frango e Crepe

Depois de muito pensar sobre qual seria a primeira receita do blog, resolvi postar logo três: aperitivo, prato principal e sobremesa. Vamos a elas:


Carolinas de gorgonzola e pêra

Folheando uma revista Cláudia Comida e Bebida do início do ano (maio/11) achei uma receita de petisco prática e com a combinação de três ingredientes que adoro: gorgonzola, pêra e cream cheese. Pra completar, ainda tinha um toque de tomilho. Comprovadamente fácil, rápida e saborosa.

Ingredientes:
20 carolinas compradas prontas
130 grs de gorgonzola
1 pêra grande (usei portuguesa)
150 grs de cream cheese
ramos de tomilho para decorar.


Preparo:
Em uma tigela, esfarele o queijo com um garfo e misture o cream cheese. Pique as pêras em cubinhos pequenos e acrescente aos queijos. Corte as carolinas ao meio e recheie. Enfeite com ramos de tomilho.

Foto por Herlandes Tinoco

Iscas de Frango Coroado

Essa receita foi adaptada de um livro chamado A Cozinha Soutto Mayor, cujas receitas são as utilizadas no buffet Célia Soutto, bem conhecido aqui em BH. 


Ingredientes:
1 kg de peito de frango sem osso
1\2 colher (sopa) de tempero alho e sal
2 xícaras (chá) de caldo de galinha
1/4 xícara (chá) de mostarda
500 ml de creme de leite fresco
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de leite
salsinha picada para decorar


Preparo:
Pique o frango em cubos e tempere. Reserve. Em uma panela, coloque o óleo e a cebola e deixe refogar em fogo baixo. Acrescente o frango, aumente o fogo e cozinhe até reduzir a água (aproximadamente 15 minutos). Acrescente o caldo de galinha (coloquei 1/2 potinho de caldo de galinha pronto dissolvido em 2 xícaras de água fervente), o creme de leite, a farinha dissolvida no leite e a mostarda. Cozinhe 20 minutos em fogo médio. Desligue e polvilhe salsinha picada. Servir com arroz branco e batatas.

Obs: Quando coloquei os ingredientes do creme ele ainda estava bem líquido, porém a medida que vai cozinhando, o creme vai encorpando e ao final o frango está bem cremoso. 

Foto por Herlandes Tinoco
Crepe de Caramelo

Maravilhosa a receita tirada de uma edição de Cláudia Comida e Bebida (março/10). Até pensei em trocar o recheio por doce de leite para ficar mais prático, mas o caramelo realmente tem um sabor diferenciado. Me lembrou aquelas balas de caramelo quadradinhas que comia na infância. Vale a pena experimentar!

Ingredientes:
Para a massa:
4 ovos
1 1/2 xícara(chá)de leite
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal

Para o caramelo:
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água
1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 gemas
manteiga para untar

Para a calda de chocolate:
180 grs de chocolate meio amargo
1 xicara (chá) de creme de leite (usei de caixinha, mas pode ser aproveitado o restante do creme de leite fresco)

Preparo:

Massa:
Misture todos os ingredientes em uma tigela e bata com fouet ou garfo até obter uma mistura homogênea. Em uma frigideira antiaderente, untada com manteiga, coloque 4 colheres (sopa) da massa e vá rodando até a massa espalhar na frigideira por completo. Deixe cozinhar em fogo médio por 30 segundos, vire com uma espátula e deixe mais 30 segundos do outro lado. A receita rende 16 discos de massa. Caso precise de menos, faça meia receita. Se sobrar, coloque os discos em um prato, cubra com papel filme e guarde na geladeira. Quando for usar, aqueça-os na frigideira um pouco antes de rechear.

Caramelo:
Em uma panela média, leve ao fogo médio o açúcar e a água, mexendo sempre por 7 minutos ou até caramelizar. O líquido ficará mais escuro. Junte o leite condensado e vá mexendo até o caramelo dissolver. Adicione o creme de leite fresco e as gemas e cozinhe por 8 minutos ou até engrossar. Unte uma travessa, disponha o caramelo, deixe esfriar.

Calda de chocolate:
A receita indica dissolver chocolate + creme de leite em banho maria. Preferi colocar os pedaços de chocolate em uma tigela e levar ao microondas para derreter. Coloco 30 segundos na potência média, abro, misturo e faço  repito até derreter. Nesse caso, três vezes foram suficientes. Misture o creme de leite no chocolate derretido.

Para a montagem é só rechear a massa com o caramelo, dobrar como preferir, jogar um pouco da calda de chocolate por cima e servir com sorvete de creme. Recomendo! 

Foto por Herlandes Tinoco




4 comentários:

  1. Eu degustei essas receitas! São todas Maravilhosas!
    Vi a Cynthia preparar, vi o Herlandes fotografar... SENSACIONAL!!! ;-)

    Parabéns Cynthia!

    ResponderExcluir
  2. Herlandes Tinoco9/10/11 7:24 PM

    Receitas escolhidas a dedo, uma preparação primorosa e muito cuidado na apresentação... o resultado não poderia ser diferente!!!

    Parabéns, meu anjo!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei essas receitas, uma mais gostosa que a outra! Foi um enorme prazer degustá-las. O seu blog vai me incentivar demais a cozinhar!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estas receitas são infáliveis para sair da deita.
    Adorei.

    www.mulheresautenticas.blogspot.com

    ResponderExcluir