30 de dez de 2012

Torta de Queijo com Damasco

Essa postagem veio meio atrasada, devido a impossibilidade de postar receitas nesse final de ano. A ideia original era sugerir pratos para a ceia de Natal, mas como não foi possível, fica de sugestão para a ceia de Ano Novo.

Os que fiz para o Natal:

Torta de Queijo com Damasco
Tender de Chester a moda da Carla Pernambuco
Lombo com bacon
New York Cheesecake 
Taça de chocolate com uva (receita aqui, só substituindo os morangos pelas uvas)

Vamos ao primeiro:

Ingredientes:

500 g de massa folhada semi laminada (comprada pronta)
100 g de damascos secos picados
200 g de queijo gruyere picado
200 g de queijo cottage
2 caixinhas de creme de leite
pitada de noz moscada
pitada de sal
1 envelope de gelatina sem sabor (12g)

Preparo:

Abra 2/3 da massa em uma superfície enfarinhada e transfira-a para numa forma (usei uma redonda de fundo removível - 20 cm de diâmetro, mas pode ser utilizada qualquer forma). Coloque uma folha de papel manteiga (cortada no tamanho da forma) sobre a massa e espalhe feijões ou outro grão. Leve para assar por 15 minutos em forno baixo. Retire do forno, guarde os feijões (eles podem ser usados com a mesma finalidade uma próxima vez) e retire o papel manteiga. Reserve.

Para o creme de queijo, aqueça o creme de leite em uma panela, coloque o cottage e o queijo picado e deixe derreter. Tempere com sal e noz moscada. Desligue e acrescente os damascos. 

Para derreter a gelatina, coloque em um potinho 3 colheres de água e leve ao microondas por 20 segundos. Retire, acrescente a gelatina em pó e misture até que ela derreta. Junte ao creme de queijo e misture para incorporar bem.

Coloque o creme sobre a massa e volte para o forno baixo (180 graus) por 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Deixe esfriar antes de servir. O ideal é fazer um pouco antes e esperar esfriar totalmente, para depois servir (caso sirva ela muito quente, o queijo estará derretido).

Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário