13 de nov de 2012

Torta de pão de mel com sorvete

Natal é a época certa para receitas com especiarias. Esse pão de mel recheado com sorvete é garantia de uma sobremesa que agrada a muita gente. Dá um certo trabalho, pois é necessária a montagem, mas garanto que compensa! 

Para que o sorvete não fique escorrendo (como na foto aí embaixo) sugiro colocar o bolo também em cima da forma na montagem, para que ao virar o bolo fique embaixo. Corte o bolo em fatias finas ou dobre a receita abaixo para que ele possa cobrir toda a forma.

Ingredientes:

Pão de mel
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (café) de cravo em pó

Recheio
2 xícaras (chá) de sorvete de chocolate
2 xícaras (chá) de sorvete de creme

Calda:

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) cheia de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Preparo:

Para o pão de mel, misture em uma tigela o leite, açúcar, canela, cravo e mel. Peneire o chocolate, a farinha e o fermento e encorpore até ficar uma massa lisa. Transfira para uma forma pequena (usei quadrada - 20 cm) untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido (180 graus) por 30 minutos. Retire e deixe esfriar.

Depois de frio, corte-o em fatias finas. Forre uma forma de bolo inglês pequena com papel filme (molhe com um pouco de água antes para que o papel filme grude na forma) e vá colocando as fatias de pão de mel no fundo e laterais (reserve um pouco para cobrir a torta). Nessa hora não se preocupe com o formato, pois depois de gelado ele fica uniforme. 

Recheie com uma camada de sorvete de chocolate, alisando com uma colher e  em seguida, uma camada de sorvete de creme. Cubra com o bolo e leve ao congelador por 4 horas. Ao servir, descongele com 15 minutos de antecedência. 

Para a calda, leve a manteiga, o chocolate e o açúcar ao fogo até derreter.

Foto por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário