4 de jul. de 2012

Crème Brûlée de Laranja

O crème brûlée é uma sobremesa super fácil de ser feita. Estava procurando uma receita diferente, que fosse aromatizada com alguma coisa que não fosse uma fava de baunilha e encontrei essa com cardamomo.

A receita que tinha é bem parecida com a do site, mas de lá só foi aproveitada a excelente idéia de acrescentar o cardamomo ao creme.


Quem tiver um maçarico em casa, faça a cobertura queimada. O charme da sobremesa é o quebrar da casquinha de açúcar. Quem não tiver, faça-a sem, pois é maravilhosa do mesmo jeito!

Ingredientes:
 
4 gemas
500 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de açúcar
sementes de cardamomo (retirei as sementes de 3 unidades)
casca ralada de 1 laranja
30 ml de suco de laranja (suco de 1 laranja)
Açúcar cristal para caramelizar

Preparo:

Peneire as gemas, misture o açúcar e bata bem com um fouet ou batedeira até dobrar de volume. Reserve. Em uma panela, aqueça o creme de leite com as raspas de laranja e as sementes de cardamomo. Desligue antes de ferver, tampe e deixe 10 minutos. Coe o creme de leite e despeje-o lentamente na tigela com os ovos, batendo com um fouet para misturar bem. Despeje em potinhos que possam ser levados ao forno. 

Leve os potinhos para assar, em banho-maria, por 20 minutos ou até que a superfície esteja corada e dura ao toque (teste com um garfo). Retire, deixe esfriar e leve para gelar por, pelo menos, 8 horas. Esse tempo é importante para que fique na consistência ideal.

Espalhe açúcar cristal na superfície e caramelize com um maçarico para formar aquela camada durinha típica do crème brûlée.



Fotos por Cynthia Brant

2 comentários:

  1. Ai, ai, Cynthia. Quero tanto um maçarico culinário, ehehe. O bom é que o bichinho nem é tão caro assim. Acho que vou pedir para o papai-noel, rs. Aliás, hoje estava lembrando daquele seu post do bolo da Índia. Aqui em Santos tem uma padoca top que vende um chamado Caminho das Indías que é igualzinho ao seu. Deu vontade de passar lá no balcão, mostrar a língua e falar "nhé, eu tenho a receita", kkkk. Ri sozinha quando passei lá na frente e pensei nisso, kkk. Beijos e bom fim de semana,

    mariacarambola.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs..tô rindo aqui tbém! Pra falar a verdade, até uso pouco o maçarico..comprei ele mais pra fazer creme brulee e dar aquela queimadinha no suspiro..mas compensa! Aqui em BH também tem um supermercado que vende esse bolo..é super simples, mas maravilhoso, né? Bjão!

      Excluir