14 de mai. de 2012

Torta de Carne

Essa receita é uma adaptação de uma torta de carne do Jamie Oliver. Nunca havia comido torta recheada de carne de boi, foi a primeira vez e achei maravilhosa! A cerveja preta dá aquele sabor todo especial na carne e a massa folhada combina perfeitamente com um recheio mais pesado. 

Parece trabalhosa pela quantidade de fotos abaixo, mas não é. Experimentem, pois fica deliciosa!

Ingredientes:


1 pacote de massa folhada pronta
500 g de filé mignon ou outra carne de sua preferência
1 lata de cerveja preta
1 cenoura em rodelas
1 alho poró picado
1 cebola picada em rodelas
1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal
200 g de azeitonas verdes picadas
1 ovo
sal e pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de creme de ricota
1 cubo de caldo de carne dissolvido em 500 ml de água
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo


Preparo:


Faça primeiro o recheio. Corte a carne em cubos, tempere com sal e pimenta e reserve. Esquente o azeite em uma panela grande. Doure a cebola e o alho poró. Acrescente a carne e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte a cenoura em rodelas. Acrescente o caldo de carne dissolvido na água (500 ml). Acrescente a cerveja preta e deixe cozinhar por 20 minutos. Dissolva a farinha de trigo em 100 ml de água e acrescente à carne. Mexa delicadamente até engrossar. Acrescente as azeitonas e desligue. Deixe esfriar.


Abra metade da massa com um rolo em uma superfície enfarinhada. Unte uma forma para torta com manteiga e cubra com a massa. Pressione com os dedos para acertar a massa na forma. Coloque o recheio frio e por cima espalhe o creme de ricota. Abra a outra metade da massa e cubra o recheio. Dobre os excessos da massa para cima. Bata um ovo e pincele a torta. Faça furos na massa com uma faca. Leve para gelar por 15 minutos e em seguida para assar por 1 hora.






Fotos por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário