6 de mar. de 2012

Bolo de Maçã

Uma das coisas que mais gosto é de utilizar maçãs em bolos ou tortas. Prefiro utilizar as maçãs verdes, pois ficam firmes e doces depois de assadas.

Esse bolo mais parece uma torta, de tão úmido! As maçãs fatiadas e a casca de limão ralada misturada à massa fazem toda a diferença. Experimentem, pois vale a pena!


Ingredientes:

1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
uma pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
casca de 1 limão ralada (usei siciliano)
suco de 1 limão
600 grs de maçãs verdes
60 grs de manteiga sem sal
1 1/3 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
60 ml de leite

Calda:
60 ml de água
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23 cm (removível ou não). Descasque as maçãs e corte-as ao meio. Retire o cabo e as sementes. A forma mais fácil é: faça um corte na parte superior para retirar os cabos e com um boleador retire as sementes. Corte em fatias.



Corte o limão ao meio e friccione a superfície cortada do limão nas maçãs para que não escureçam (outro método é colocar as fatias de molho na água com limão, porém você deverá secá-las com papel absorvente antes de colocá-las na massa).

Bata a manteiga em uma tigela até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e as raspas de limão e bata por 3 minutos até ficar esfarelada. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione o leite aos poucos. Junte a farinha peneirada com o fermento e o sal e misture delicadamente com uma colher de pau. Junte metade das maçãs picadas à massa. Coloque a massa na forma e alise.


Disponha as fatias de maçãs sobre a massa em círculos concêntricos. Asse a torta em forno pré-aquecido (a 180 graus) por aproximadamente 1 hora e 15 minutos (teste enfiando um palito no centro da torta - ele deverá sair limpo). Enquanto assa, prepare a calda: aqueça a água e o açúcar em uma panela pequena até dissolver. Deixe ferver por 2 minutos e desligue. Deixe esfriar. Pincele a calda sobre as maçãs com o bolo ainda quente. Isso deixará o bolo úmido depois de pronto.


Fotos por Herlandes Tinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário