23 de fev de 2012

Cheesecake Mesclado de Chocolate

Essa receita é uma das antigas. Já a faço há mais de dez anos, desde que o cheesecake começou a ser vendido em confeitarias aqui em BH.

Ao mesclar a mistura de cream cheese com a de chocolate meio amargo, é possível sentir o sabor dos cremes separados, por isso o chocolate não é totalmente misturado no recheio.

Muito simples o preparo e deliciosa!

Ingredientes:

Massa:
150 grs de biscoito maisena
75 grs de manteiga sem sal derretida

Recheio:
150 grs de chocolate meio amargo
500 grs de cream cheese
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos

Preparo:

Massa:


Pincele uma forma redonda removível (usei de 20 cm de diâmetro) com um pouco da manteiga. Gele a forma. Triture os biscoitos no processador ou liquidificador e junte a manteiga derretida. Amasse bem. Pressione a massa de biscoitos no fundo e laterais de forma removível. Leve para gelar por 1 hora para firmar.

Recheio:
Bata o cream cheese por 3 minutos na batedeira. Acrescente o açúcar e a baunilha e torne a bater. Junte os ovos, um a um, e continue batendo por 5 minutos. Despeje metade do creme sobre a base de biscoitos. Reserve. Derreta o chocolate no microondas conforme explicado aqui. Deixe esfriar um pouco. Misture o chocolate derretido no restante do creme. Coloque o creme de chocolate sobre o recheio claro e com misture com um garfo, mesclando os cremes. Leve para assar em formo pré-aquecido (a 180 graus) por 1 hora.
 


Foto por Herlandes Tinoco
Receita da coleção Culinária Passo a Passo - Chocolate, da Folha de São Paulo.

Um comentário: