29 de set de 2012

Chocolate Quente com Marshmallows

Não sou tão fã de marshmallows, mas como eu os vejo em casa o tempo todo, pensei em utilizá-los em um bolo ou uma bebida quente. 

Nessa receita, ele dá cremosidade ao chocolate quente ao mesmo tempo que o adoça. 

Ingredientes:


300 ml de leite 
100 grs de chocolate meio amargo picado
2 marshmallows
1 colher (sopa) de creme de leite
canela em pó para polvilhar


Preparo:


Coloque o leite e o chocolate em uma panela e leve ao fogo para derreter. Desligue quando começar a ferver. Transfira para um copo e coloque os marshmallows. Coloque uma colher de creme de leite por cima e polvilhe canela.


Foto por Herlandes Tinoco

28 de set de 2012

Torta Crumble de Maçã

Não resisto a maçãs verdes toda vez que vou ao supermercado. Sempre que vejo uma, já penso em uma torta saindo do forno.

Dessa vez, resolvi ser prática e usar uma massa semi-laminada comprada pronta. No recheio, maçãs assadas com doce de leite e cobertas por uma farofa crocante.

Ingredientes:

4 maçãs verdes descascadas em fatias finas
2 xícaras (chá) de doce de leite
suco de 1 limão
1/2 pacote de massa semi-laminada pronta
1/2 xícara de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amêndoas picadas (ou nozes)

Preparo:

Abra a massa com um rolo. Reserve. Unte uma forma ou refratário redondo de 20 cm de diâmetro e coloque a massa. Aperte o fundo e as laterais com a mão para que fique junto a forma. Apare as bordas.

Asse a massa em forno pré-aquecido (180 graus). Para que a massa não se solte da forma, coloque um pedaço de papel manteiga (ou alumínio) untado em cima da massa e preencha a base com feijão. Asse por 15 minutos. Retire o papel e o feijão e reserve a massa assada.

Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Esprema o suco de limão sobre elas e misture para que todos os pedaços sejam molhados pelo suco. Distribua as maçãs sobre o doce de leite. 

Misture a farinha com as amêndoas, o açúcar e a manteiga gelada até formar uma farofa. Espalhe sobre as maçãs e leve ao forno até corar (cerca de 30 minutos). Sirva com sorvete de creme.


Foto por Herlandes Tinoco

16 de set de 2012

Filé com gorgonzola no pão italiano

Esse aperitivo sempre faz sucesso na hora de receber os amigos. O ideal é preparar uma porção generosa de carne para repor e separar fatias de pão a parte. Outra opção é ir fatiando o pão a medida em que se come a carne.

A receita está utilizando filé mignon, mas você pode utilizar outro corte de carne, se preferir. O preparo do molho é bem simples: para cada 400 gramas de carne limpa e picada em cubos, acrescente 150 gramas de queijo gorgonzola picado e 1 caixinha de creme de leite. Para temperar, 1/2 cubo de caldo de carne ou o tempero que preferir. Essa quantidade serve 4 pessoas.

Ingredientes:

400 g de filé mignon
150 g de queijo gorgonzola picado
1/2 cubo de caldo de carne
1 caixinha de creme de leite
1/3 de xícara (chá) de leite
1 pão italiano
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Limpe a carne, pique em cubos e tempere com pouco sal e pimenta (1/2 colher de café de sal e uma pitada de pimenta, aproximadamente). Aqueça uma frigideira com óleo e frite a carne por 5 minutos. Coloque a carne aos poucos para que não solte água. Retire e reserve. Na mesma panela em que fritou a carne, coloque o caldo de carne e o leite e misture até dissolver. Acrescente o queijo e deixe-o dissolver também. Misture o creme de leite e a carne. 

Faça um buraco no pão italiano, separando as fatias para acompanhamento. Recheie com o filé com gorgonzola e sirva.

Foto por Herlandes Tinoco


4 de set de 2012

Linguado no papilote

A ideia inicial era fazer um linguado com creme de shiitake, mas vendo azeitonas, alho poró e tomates na geladeira, não resisti a combiná-los com o peixe. 

De tão simples, nem pode ser considerada uma receita. É só juntar tudo, colocar pra assar e está pronto em alguns minutos. 


Ingredientes:

1 kg de filé de linguado (5 filés)
1 alho poró
100 g de azeitonas verdes
10 tomates cerejas
sal e pimenta a gosto
azeite a gosto
5 ramos de tomilho

papel manteiga para os papilotes

Preparo:

Tempere os filés com sal e pimenta. Corte o papel manteiga em forma de coração e coloque os filés em um dos lados da metade do papel. Pique o alho poró em rodelas (despreze a parte mais verde), a azeitona, o tomilho e os tomates. Disponha sobre o peixe e regue com um pouco de azeite. Feche o coração de papel e enrole as bordas. Leve para assar por 30 minutos. Regue com mais azeite ao servir.



Fotos por Cynthia