8 de nov. de 2015

Estrogonofe de nozes

Esse fim de semana bateu uma vontade de fazer aquelas receitas antigas, de casa de vó. Na busca de receitas diferentes acabo esquecendo daquelas mais tradicionais e que são deliciosas. Um exemplo é esse estrogonofe de nozes, que nada mais é que uma mousse de chocolate com pedaços generosos de nozes.

Ingredientes:

150 g de chocolate meio amargo picado
3 ovos (gemas e claras separadas)
150 g de nozes (separe um pouco para enfeitar)
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite

Preparo:

Coloque em uma panela o leite condensado, o chocolate, as gemas peneiradas e as nozes. Leve ao fogo, misturando até ferver. Desligue e acrescente o creme de leite. Reserve. 

Quando o creme de chocolate com nozes estiver frio, bata as claras em neve e incorpore. Transfira para uma travessa e enfeite com as nozes picadas. Leve para gelar por 2 horas e sirva.





6 de nov. de 2015

Taça de Doce de Leite com Frutas

Uma receita que leva farofa de castanhas, frutas e uma mousse de doce de leite não tem como ficar ruim, né? Fiz em uma taça grande, mas você pode fazer porções individuais e colocar as frutas que preferir. Fica super levinha e não muito doce.

Ingredientes:

300 ml de creme de leite fresco
500 g de doce de leite em pasta
2 maçãs verdes sem casca picadas
1/2 lata de pêssegos picados e escorridos
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 pacote de biscoito maisena
100 g de castanhas do pará
suco de 1/2 limão

Preparo:

Faça a base de biscoitos, triturando as castanhas e o biscoito no liquidificador. Cubra o fundo de uma taça para doces. 

Descasque as maçãs, pique-as e esprema o suco de 1/2 limão sobre elas. Pique os pêssegos e misture. Adicione a mistura de frutas sobre a camada de biscoito.

Bata o creme de leite fresco gelado na batedeira até o ponto de chantilly, acrescentando o açúcar quando começar a aumentar de volume. Misture o doce de leite no chantilly e bata por alguns segundos para incorporar o doce. Cubra as frutas com esse creme e polvilhe um pouco de biscoito por cima. Leve para gelar por 2 horas antes de servir.



Foto por Herlandes Tinoco

1 de nov. de 2015

Risoto de Alho-Poró com Linguiça de Javali

Véspera de feriado pede um bom vinho e um prato prático. Vendo outras fotos dos risotos que já apareceram por aqui, acho que consegui evoluir um pouco no preparo, porque esse ficou no ponto certo: al dente e cremoso.

O risoto levou alho poró, abobrinha e cenoura, o que pra mim é umas das combinações mais simples e certas. O risoto, básico, combinou perfeitamente com umas linguicinhas de javali, um pouco mais temperadas. Usei essa aí da foto e achei muito boa. Se preferir outra, sugiro de pernil. 



Ingredientes:

1/2 alho poró picado
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
1 taça de vinho branco seco (150 ml)
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes 
2 colheres (sopa) de cenoura ralada
1/2 abobrinha em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de manteiga 
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
200 grs de linguiça de javali

Preparo:

Comece preparando o caldo ou use 1 cubo de caldo pronto dissolvido em um litro de água. Se for preparar, aqueça 1 colher de azeite ou óleo vegetal e frite os legumes picados. Usei 2 cenouras, 2 cebolas, 2 talos de salsão, 1 colher (chá) de grãos de pimenta, 1 folha de louro, 1/2 abobrinha e 1/2 alho poró. Junte 1,5 litro de água e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use. Aproveite os legumes cozidos para uma sopa posteriormente.

Coloque a linguiça no forno pré aquecido (a 200 graus) e asse por 30 minutos.

Para o risoto, refogue a cebola no azeite por 1 minuto. Junte o alho poró picado e refogue por mais um minuto. Acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos. Sempre mexendo o arroz, coloque o vinho e deixe o líquido reduzir (aproximadamente 5 minutos). Acrescente três conchas do caldo fervente, uma por vez, deixando o líquido secar antes de colocar a próxima concha (para as três conchas você gastará cerca 15 minutos). Não pare de mexer o arroz na panela. Repita o processo e acrescente mais 3 conchas do caldo. Coloque a cenoura ralada e a abobrinha picada (sem casca e sem semente) e continue o cozimento. Quando secar, coloque o restante do caldo e mexa até o arroz ficar al dente (prove e veja se está um pouquinho duro - como se precisasse cozinhar mais 5 minutos se fosse um arroz agulhinha). Desligue, coloque o queijo parmesão e a manteiga picada e mexa para incorporar. Não acho necessário colocar sal e pimenta, mas fica a gosto.

Pique as linguiças e sirva sobre o risoto.

Foto: Herlandes Tinoco