30 de dez de 2012

Lombo com Bacon

Esse prato é daqueles bem tradicionais e sem segredos. A diferença está na marinada que deve ser feita com antecedência de 24 a 48 horas, para que a carne fique muito bem temperada.

Ingredientes:

1 kg de lombo 
10 batatas bolinha
4 ramos de alecrim 
5 pimentas dedo de moça picadas sem semente
4 ramos de tomilho
1 colher (chá) de pimenta do reino
1 colher (sopa) de sal grosso
1 xícara (chá) de vinho branco seco
10 fatias de bacon

Preparo:

Misture os temperos (vinho, pimentas, sal, alecrim e tomilho) em uma vasilha grande com tampa ou em um saco plástico. Coloque o lombo para marinar por 24 a 48 horas na geladeira, virando-o na marinada de vez em quando. Coloque o lombo em uma assadeira, despeje a marinada por cima, cubra com as fatias de bacon e leve para assar coberto com papel alumínio por 20 minutos. 

Enquanto isso, lave as batatas bolinha e cozinhe-as em água e sal (1 colher de sopa de sal é suficiente) por 15 minutos. Reserve.

Retire o papel alumínio do lombo, coloque as batatas ao redor e continue a assar por mais 40 minutos.



Tender de Chester a Moda da Carla Pernambuco

Essa receita de Tender veio do Programa da Carla Pernambuco. O tender deve ser marinado por 24 horas para depois ser assado e regado com a marinada enquanto assa. O resultado é uma capa caramelada deliciosa e um tender bem suculento.

A receita está reproduzida abaixo e também disponível aqui.

Ingredientes:

1 tender de chester (ou suíno)
1/2 xícara (chá) de açucar mascavo
1 1/2 xícara (chá) de refrigerante de cola
2 colheres (sopa) de mostarda
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de raspa de casca de laranja
12 cravos

Preparo:

Faça cortes cruzados no tender e espete os cravos. Misture todos os ingredientes do tempero em um pote com tampa e coloque o tender dentro para marinar por 24 horas. 

Asse o tender por 40 minutos, regando com a marinada a cada dez minutos.


Foto por Herlandes Tinoco



Torta de Queijo com Damasco

Essa postagem veio meio atrasada, devido a impossibilidade de postar receitas nesse final de ano. A ideia original era sugerir pratos para a ceia de Natal, mas como não foi possível, fica de sugestão para a ceia de Ano Novo.

Os que fiz para o Natal:

Torta de Queijo com Damasco
Tender de Chester a moda da Carla Pernambuco
Lombo com bacon
New York Cheesecake 
Taça de chocolate com uva (receita aqui, só substituindo os morangos pelas uvas)

Vamos ao primeiro:

Ingredientes:

500 g de massa folhada semi laminada (comprada pronta)
100 g de damascos secos picados
200 g de queijo gruyere picado
200 g de queijo cottage
2 caixinhas de creme de leite
pitada de noz moscada
pitada de sal
1 envelope de gelatina sem sabor (12g)

Preparo:

Abra 2/3 da massa em uma superfície enfarinhada e transfira-a para numa forma (usei uma redonda de fundo removível - 20 cm de diâmetro, mas pode ser utilizada qualquer forma). Coloque uma folha de papel manteiga (cortada no tamanho da forma) sobre a massa e espalhe feijões ou outro grão. Leve para assar por 15 minutos em forno baixo. Retire do forno, guarde os feijões (eles podem ser usados com a mesma finalidade uma próxima vez) e retire o papel manteiga. Reserve.

Para o creme de queijo, aqueça o creme de leite em uma panela, coloque o cottage e o queijo picado e deixe derreter. Tempere com sal e noz moscada. Desligue e acrescente os damascos. 

Para derreter a gelatina, coloque em um potinho 3 colheres de água e leve ao microondas por 20 segundos. Retire, acrescente a gelatina em pó e misture até que ela derreta. Junte ao creme de queijo e misture para incorporar bem.

Coloque o creme sobre a massa e volte para o forno baixo (180 graus) por 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Deixe esfriar antes de servir. O ideal é fazer um pouco antes e esperar esfriar totalmente, para depois servir (caso sirva ela muito quente, o queijo estará derretido).

Foto por Herlandes Tinoco

9 de dez de 2012

Pavê de Framboesa

Aproveitando que as framboesas em caldas chegaram por aqui, nada mais propício do que testar todas aquelas receitas que vivem aparecendo em livros importados e que nunca conseguimos fazer pela falta dos ingredientes.

Esse pavê de framboesas foi mais um teste utilizando um creme de queijo doce (escolhi ricota, mas pode ser feito também com cream cheese) e biscoitos. Bem prático, rapidíssimo e delicioso.

Como usei só um potinho de creme de ricota, não rendeu tanto: serve seis taças. Se quiser, dobre a receita.

Para quem não encontrar as framboesas, pode ser feito com morangos em calda.

Ingredientes:

250 g de creme de ricota
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
12 biscoitos champagne
2 colheres (sopa) de licor de amêndoas
500 g de framboesas em caldas

Preparo:

Bata o creme de ricota na batedeira com o açúcar por 3 minutos. Reserve. Misture a calda da compota de framboesas com o licor e molhe os biscoitos até ficarem bem úmidos e macios. 

Reserve algumas framboesas para finalizar.

Intercale camadas de biscoito/creme de ricota/framboesas. Finalize com o creme e as framboesas reservadas.

Foto por Cynthia

2 de dez de 2012

Brownie de macadâmia e cerejas

Brownie sempre é uma boa pedida em qualquer momento do dia, principalmente ainda morno acompanhado de sorvete e calda quente. 

Essa receita é daquelas rápidas, bem tradicional e simples de ser feita. A única atenção é no tempo de forno, pois o brownie tem que ficar cremoso e não assar demais.

Ingredientes:

500 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga sem sal
8 ovos
1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de macadâmias
150 g de cerejas em calda escorridas

Calda:

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara (chá) de água


Preparo:

Derreta o chocolate no microondas conforme explicado aqui. Derreta a manteiga também no microondas em uma tigela separada. Misture a manteiga e o chocolate e reserve.

Bata os ovos com o açúcar na batedeira até dobrarem de volume (5 minutos). Acrescente o chocolate misturado com a manteiga e misture. Acrescente a farinha de trigo e incorpore com uma colher de pau ou espátula. 

Passe as cerejas e as macadâmias na farinha de trigo para que não afundem na massa. Retire o excesso de farinha e misture-as à massa. 

Unte uma forma retangular média (30x22cm), forre com papel manteiga e unte novamente por cima do papel. Distribua a massa e asse por 30 minutos em forno pré-aquecido (a 180 graus).

Para a calda, misture os ingredientes em uma panela até que derretam. Sirva sobre as fatias de brownie.

Foto por Herlandes Tinoco