30 de mai. de 2012

Como congelar ervas

Desde que aprendi a congelar salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, etc, nunca mais sobraram ervas aqui em casa. Como perdem muito rápido, basta esquecer um pouco que elas estão na geladeira e já era. 

Para congelá-las você somente precisará de um saco plástico. Lave e seque a erva. Despreze os talos e retire somente as folhas. Coloque-as em um saco plástico. 


Amarre o saco, deixando ar no interior. Leve para o congelador. Espere 15 minutos, retire e chacoalhe o saco para que as folhas se separem. Volte para o congelador por mais 20 minutos.


Retire, abra o saco plástico e rapidamente coloque as folhas em um potinho plástico tampado. Se for utilizar um pote maior, coloque as folhas e cubra com papel manteiga para que não forme gelo dentro do pote.


Leve o pote ao congelador. Quando precisar, retire e use. Não deixe muito tempo fora do congelador, pois as folhas descongelam rapidamente.


Aproveite as ervas congeladas para serem usadas em pratos assados ou cozidos. Não aconselho a usarem em pratos frios, pois apesar do sabor ser mantido, elas ficam murchas quando descongeladas.

27 de mai. de 2012

Torta de Chocolate Trufada

Para comemorar um mês de nascimento do mais novo integrante da família fiz essa torta de chocolate trufada, pouco doce e com um bolo bem macio molhado com licor de chocolate.


A receita está enorme para ficar bem explicada, mas é bem tranquila de ser feita e é deliciosa!


Decorem como preferirem. Dessa vez não deu tempo, então ficou coberta somente com o creme e chocolate ralado.

Ingredientes:

Bolo:
60 g de chocolate em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
60 g de manteiga sem sal
pitada de sal
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de licor de chocolate
1/2 xícara (chá) de leite

Recheio e cobertura:
2 caixinhas de creme de leite
390 g de chocolate meio amargo


Preparo:

Bolo: Unte uma forma de bolo redonda de 20 cm de diâmetro. Recorte um círculo de papel manteiga de mesmo diâmetro e coloque no fundo. Unte novamente por cima do papel e enfarinhe. Reserve. 


Derreta a manteiga e deixe esfriar. Reserve. Peneire a farinha, o chocolate e o sal em uma tigela. Em outra, bata os ovos, junte o açúcar e continue batendo por 5 minutos até que dobre de volume. Junte 1/3 da mistura de farinha e chocolate ao ovos batidos e misture suavemente. Repita com mais 1/3 da mistura. Junte o restante da mistura, acrescente a manteiga derretida e bata um pouco mais rápido para que a manteiga e os pós sejam incorporados. Despeje na forma e leve para assar em forno pré-aquecido (a 180 graus) por 30 minutos. 


Deixe esfriar e desenforme. Corte as bordas do bolo para que a torta não fique com partes mais duras. Corte ao meio. Misture o leite  e o licor e molhe a base do bolo. Leve a geladeira por 30 minutos.


Recheio: Pique o chocolate, coloque-o em uma tigela e derreta-o em banho maria ou no microondas. Se for derreter no microondas, a cada 20 segundos retire e misture (o tempo para derreter essa quantidade de chocolate foi de 1 minuto, retirando de 20 em 20 segundos para misturar e verificar). Junte o creme de leite e misture. Bata o creme na batedeira por 5 minutos para que fique mais volumoso. Leve o recheio para gelar por 30 minutos.


O ideal para a montagem é colocar a base do bolo em uma forma de fundo removível de mesmo diâmetro, rechear, colocar a outra metade do bolo e cobrir com mais creme de chocolate. Caso não tenha, coloque a base sobre o prato que for servir, recheie, coloque a outra metade do bolo e cubra o topo e as laterais com o creme de chocolate. Leve a geladeira por, pelo menos, 6 horas antes de servir. Como o creme não fica tão duro, retire quando for servir.


Foto por Herlandes Tinoco

24 de mai. de 2012

Bolo Simples de Limão

Hoje em dia, com a variedade de bolos prontos no supermercado, pouca gente anima a fazer um bolo mais simples em casa. Como eu sempre acho que comida feita em casa é bem melhor (e claro, bem mais em conta) não abro mão de um bolo caseiro toda semana. O dessa foi um de limão, bem tradicional.

Como a receita do bolo leva pouco açúcar, a cobertura é essencial. Se não quiser utilizá-la, coloque mais meia xícara de açúcar na massa.

Ingredientes:

150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar refinado
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
suco de 1 limão tahiti grande
casca ralada de 1 limão tahiti

Para a cobertura:
suco de 2 limões tahiti
1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
raspas de casca de limão (tahiti ou siciliano)
`
Preparo:

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme. Acrescente os ovos, um a um, e continue batendo. Acrescente a farinha peneirada, intercalando com o leite. Junte o suco de limão e a casca de limão ralada. Bata até tudo estar incorporado. Acrescente o fermento por último. Unte e enfarinhe uma forma de bolo. Despeje a massa e leve para assar em forno pré-aquecido por 50 minutos (a 180 graus). Deixe esfriar e desenforme.
Para a cobertura, apenas misture o suco de limão ao açúcar de confeiteiro, aos poucos, até que forme uma pasta. Espalhe-a sobre o bolo e cubra com raspas de limão (na foto abaixo, usei raspa de limão siciliano que já tinha na geladeira).


Foto por Herlandes Tinoco

22 de mai. de 2012

Creme de batata e alho poró

Esse creme de batata e alho poró, mais conhecido como vichyssoise, é um dos meus preferidos. Muito leve e nem por isso menos saboroso. Super simples de ser feito, como a maioria dos cremes, e perfeito com uma ciabatta.

Ingredientes (para duas pessoas):

1 cebola sem casca e partida em 4
1 alho poró picado (somente a parte branca)
2 batatas grandes descascadas e picadas
2 cubos de caldo de legumes
1 litro de água
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de salsinha picada

Preparo:

Aqueça o azeite em uma panela. Refogue a cebola e o alho poró por cerca de 3 minutos. Acrescente a batata picada e a água. Junte os cubos de caldo de legumes. Deixe no fogo até a batata estiver cozida. Desligue, deixe esfriar por 10 minutos e bata todo o conteúdo no liquidificador junto com a salsinha. Volte para a panela para aquecer. Após servir, coloque uma colher (sopa) de creme de leite em cada prato. 
Foto por Herlandes Tinoco

21 de mai. de 2012

Hambúrguer Botham

Queria comer um hambúrguer caseiro, mas que tivesse um sabor diferente do tradicional. Folheando um livro do Jamie Oliver (O retorno do chef sem mistérios) achei essa receita que leva sementes de coentro e de cominho. Realmente ficou diferente e muito bom!


Ingredientes:

500 g de carne moída (usei patinho)
1 cebola picada 
1 ovo
+-2 colheres (sopa) de farinha de pão
1/2 colher (sopa) de sementes de coentro
1/2 colher (chá) de sementes de cominho
1 colher (chá) de mostarda (usei Dijon)
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Misture a carne e a cebola (para que a carne fique bem moída, eu corto-a na bandeja de isopor no sentido vertical e depois horizontal para depois misturá-la à cebola). Junte o ovo batido e tempere com sal e pimenta. Bata as sementes no pilão ou liquidificador para que fiquem bem moídas. Junte à carne. Acrescente a mostarda e a farinha de pão (acrescente uma colher e se precisar de mais para dar liga vá acrescentando aos poucos). Divida em 4 porções e molde-os. 

Grelhe cada hamburguer em um grill ou frigideira. Se preferir, asse-os por 25 minutos no forno. 

Sirva com os acompanhamentos que preferir. Esse aí da foto foi com cheddar, presunto e bacon. 



Foto por Herlandes Tinoco

16 de mai. de 2012

Sopa de Batata com calabresa e brócolis

Outra receita de sopa para curtir o frio que começou. Para incrementar um pouco, quando for servir, coloque um fio de azeite e queijo parmesão ralado.


Essa receita é super simples e é, na verdade, uma variação do tradicional caldo verde. No lugar da couve, usei brócolis.

Ingredientes:

3 batatas médias
1/2 cebola
1 cubo de caldo de legumes
1 linguiça calabresa
brócolis a gosto

Preparo:

Descasque as batatas e pique-as em quatro. Coloque-as para cozinhar com a cebola descascada e o caldo de legumes em 1,5 litro de água. Quando a batata estiver cozida, leve tudo ao liquidificador e bata por 5 minutos. Volte o creme para a panela para esquentá-lo.

Pique a linguiça calabresa em fatias bem finas e coloque-a em outra panela sem óleo. Deixe esquentar por 5 minutos para que ela fique um pouco torrada. Junte a linguiça ao creme.

Cozinhe os brócolis no vapor ou microondas, pique os buquês e misture ao creme.

Foto por Herlandes Tinoco

14 de mai. de 2012

Torta de Carne

Essa receita é uma adaptação de uma torta de carne do Jamie Oliver. Nunca havia comido torta recheada de carne de boi, foi a primeira vez e achei maravilhosa! A cerveja preta dá aquele sabor todo especial na carne e a massa folhada combina perfeitamente com um recheio mais pesado. 

Parece trabalhosa pela quantidade de fotos abaixo, mas não é. Experimentem, pois fica deliciosa!

Ingredientes:


1 pacote de massa folhada pronta
500 g de filé mignon ou outra carne de sua preferência
1 lata de cerveja preta
1 cenoura em rodelas
1 alho poró picado
1 cebola picada em rodelas
1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal
200 g de azeitonas verdes picadas
1 ovo
sal e pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de creme de ricota
1 cubo de caldo de carne dissolvido em 500 ml de água
1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo


Preparo:


Faça primeiro o recheio. Corte a carne em cubos, tempere com sal e pimenta e reserve. Esquente o azeite em uma panela grande. Doure a cebola e o alho poró. Acrescente a carne e deixe cozinhar por 10 minutos. Junte a cenoura em rodelas. Acrescente o caldo de carne dissolvido na água (500 ml). Acrescente a cerveja preta e deixe cozinhar por 20 minutos. Dissolva a farinha de trigo em 100 ml de água e acrescente à carne. Mexa delicadamente até engrossar. Acrescente as azeitonas e desligue. Deixe esfriar.


Abra metade da massa com um rolo em uma superfície enfarinhada. Unte uma forma para torta com manteiga e cubra com a massa. Pressione com os dedos para acertar a massa na forma. Coloque o recheio frio e por cima espalhe o creme de ricota. Abra a outra metade da massa e cubra o recheio. Dobre os excessos da massa para cima. Bata um ovo e pincele a torta. Faça furos na massa com uma faca. Leve para gelar por 15 minutos e em seguida para assar por 1 hora.






Fotos por Herlandes Tinoco

1 de mai. de 2012

Creme de Peito de Peru, Alcachofra e Alho Poró

É só começar a esfriar um pouco que lá vem a vontade de tomar um creme, uma sopa ou um caldo. Sopas são uma tradição na minha família e por isso, não pode faltar em casa.


Esse creme de peito de peru é diferente e bem saboroso, além de ser super simples de preparar. Eu o servi somente acompanhado de torradas e vinho tinto.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite
1 alho poró picado
150 grs de peito de peru fatiado 
2 fundos de alcachofra (já compro os fundos ao invés de retirá-los da alcachofra)
1,2 litro de caldo de legumes
3 batatas médias
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
creme de leite 
salsinha
sal a gosto

Preparo:

Descasque e corte as batatas em 4. Cozinhe-as com os fundos de alcachofras em 1,2 litro de água com o cubo de caldo de legumes. Quando a batata estiver cozida, desligue e deixe esfriar um pouco. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho poró por 5 minutos. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Desligue. 

Bata as batatas, as alcachofras e o alho poró no liquidificador, juntamente com o caldo de legumes do cozimento das batatas e das alcachofras. Acrescente também o peito de peru picado e bata. Volte para a panela, aqueça e coloque sal, se necessário.

Ao servir, coloque 1 colher (sopa) de creme de leite e salsinha picada em cada prato.

Foto por Herlandes Tinoco