25 de abr. de 2012

Salada de folhas com nozes e pêras

Vendo as postagens do blog, reparei que não havia nenhuma receita de salada, apesar de sempre fazê-las em casa. Talvez seja pelo preparo da maioria das receitas ser muito simples ou por somente precisar juntar os legumes e verduras que gosta.

Essa salada de folhas com nozes, pêras carameladas e muçarela de búfala é uma das minhas preferidas. Gosto de salada de qualquer jeito, mas aquelas com pouco ingredientes sobre um mix de folhas, uma fruta e um bom molho são deliciosas.

Usei para essa um molho pesto que já tinha na geladeira pronto, mas você pode usar o molho de preferir. A receita do pesto está a seguir. Como rende bastante, guardo o restante na geladeira para ser utilizado em uma massa posteriormente.

Ingredientes (para um prato individual):

folhas de alface americana
folhas de rúcula
4 bolinhas de muçarela de búfala
4 nozes sem casca
1 pêra 
açúcar cristal

Molho pesto:
1 maço de manjericão
2 dentes de alho
60 g de nozes sem casca
200 ml de azeite extra virgem
100 g de queijo parmesão ralado
2 cubos de gelo

Preparo:

Para o molho, junte todos os ingredientes no liquidificador (primeiro o azeite, depois o manjericão e depois os demais) e bata até formar uma pasta.

Para a salada, descasque as pêras, corte-as em quatro e retire a parte central com as sementes e o cabinho. Passe-as no açúcar e em seguida, coloque em uma frigideira quente para que caramelizem (5 minutos são suficientes). Reserve.

Monte a salada: coloque as folhas por baixo, distribua o queijo, as nozes e as pêras. Cubra a muçarela com o molho e sirva. Bem simples e muito boa!


Foto por Cynthia Brant

22 de abr. de 2012

Cannoli + Entre vinhos e amores

Para quem não conhece, cannoli é uma sobremesa italiana feita com ricota. Esse ano tive a felicidade de comer um autêntico cannoli siciliano durante uma viagem e desde então fiquei pensando em repetir a receita em casa.


Assistindo ao recém lançado Entre Vinhos e Amores, a vontade só aumentou. A maior parte do filme se passa nas cozinhas de duas mulheres, que discutem seus relacionamentos e suas aspirações. A comida tem um papel secundário nesse filme, mas em uma delas é preparado esse doce bem suave e aerado, que recheia um canudinho de massa frita. Quem já fez cannoli sabe que um boa conversa é ideal enquanto se prepara o doce, pois demora um pouquinho para ser feito.

Vi várias receitas na net da massa e resolvi criar a minha. Para o recheio, ao invés de ricota amassada, usei creme de ricota (Tirolez). A receita rendeu 14 cannoli, mas fica tão bom que eu sugiro fazer o dobro.

Para fritar a massa, você precisará de cilindros de metal para moldar os canudinhos. Os meus foram comprados na Maria Chocolate.


Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/3 xícara (chá) de açúcar refinado
25 g de gordura vegetal hidrogenada
10 g de manteiga sem sal
1 ovo
pitada de sal
3 colheres (sopa) de conhaque
1/2 colher (chá) de cacau em pó
1 colher (café) de canela em pó
óleo vegetal para fritar
clara de ovo para colar as pontas da massa

Recheio:
250 grs de creme de ricota
50 grs de chocolate meio amargo ralado ou em pedaços pequenos
50 grs de frutas cristalizadas picadas
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:

Para a massa, pique a gordura hidrogenada e a manteiga e coloque em uma tigela. Peneire a farinha e misture-a na gordura. Amasse para que ela comece a se dissolver. Junte os outros ingredientes aos poucos, deixando o conhaque por último. Amasse a massa até ficar lisa e desgrudar das mãos. Abra-a com um rolo em uma superfície enfarinhada e corte círculos com um cortador de massa.


Unte os cilindros com óleo e enrole a massa ao redor dele. Passe um pouco de clara de ovo na ponta para que a massa se una e forme um canudo.


Frite os canudos em óleo quente, jogando o óleo por cima da massa como se estivesse fritando pastéis. Frite aos poucos, pois forma muita espuma na gordura. Deixe corar, retire e escorra em papel absorvente. OBS: A massa cora rapidamente, cerca de 30 segundos quando o óleo está bem quente. Deixe esfriar um pouco e retire os canudos de metal.


Para o recheio, bata o creme de ricota com açúcar na batedeira por 5 minutos. Misture as frutas cristalizadas picadas (piquei mais um pouco com a faca para que ficassem bem pequenas) e o chocolate picado. Coloque em um saco de confeitar ou saquinho de plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Retire, faça um corte no saco de plástico e recheie os cilindros de massa. Polvilhe açúcar de confeiteiro e aproveite!











Fotos por Herlandes Tinoco

20 de abr. de 2012

Bolo de Cenoura com Damasco

Tem dia que a gente quer incrementar um pouco o bolo do dia a dia sem ter muito trabalho. Experimente acrescentar à massa 200 gramas de damascos secos picadinhos. Fica muito bom! 

A receita do bolo já passei aqui. É a mesma, só que sem a cobertura. Antes de misturar os damascos picados, envolva-os em farinha de trigo para que grudem na massa e não afundem na hora de assar.
Foto por Herlandes Tinoco

18 de abr. de 2012

O meu Frango Xadrez

Receita de frango xadrez é bem comum, mas experimente acrescentar óleo de gergelim e saquê à receita tradicional. O prato fica um pouco mais doce e na minha opinião, bem mais saboroso.

Ingredientes:

500 g de peito de frango em cubos
2 colheres (sopa) de lemon pepper (ou utilize sal, suco de 1/2 limão e pimenta do reino)
1/2 pimentão vermelho em cubos
1/2 pimentão verde em cubos
1/2 pimentão amarelo em cubos
2 cenouras picadas e cozidas
1 cebola pequena picada em pedaços grandes
100 g de champignons fatiados
60 ml de shoyu
60 ml de sakê
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de óleo vegetal
300 ml de água
100 g de amendoim sem casca torrado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto

Preparo:

Tempere o frango com lemon pepper e reserve (se possível, deixe temperado na geladeira de um dia para o outro). Pique a cebola em pedaços grandes (corte-a em 8 partes). Aqueça o óleo vegetal em uma panela grande, doure a cebola e em seguida o frango. Acrescente o saquê e misture. Acrescente os pimentões, a cenoura já cozida e o champignon. Junte o óleo de gergelim e o shoyu. Dissolva a farinha de trigo na água e acrescente à panela. Misture bem para que não se formem grumos. Deixe esquentar até que o molho comece a ferver e engrosse. Por fim, junte o amendoim.


Foto por Herlandes Tinoco

16 de abr. de 2012

Fettuccine com gorgonzola e cogumelos

Receita de massa para aqueles dias em que você precisa de um prato rápido e com poucos ingredientes. 

Sempre compro cogumelos Paris em uma embalagem já pronta e geralmente a quantidade é superior ao que uso em um prato para duas pessoas. Como eles não duram tanto na geladeira, essa receita foi perfeita para aproveitar o restante dos cogumelos que havia utilizado em um risoto.

Ingredientes (para duas pessoas):

300 grs de fettuccine
100 grs de queijo gorgonzola
2 cogumelos Paris grandes
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
300 ml de creme de leite fresco
1/2 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Prepare a massa conforme as instruções da embalagem. Reserve. Para o molho, doure a cebola na manteiga e acrescente o cogumelo. Refogue por 3 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Junte o queijo esfarelado e o creme de leite e deixe em fogo baixo até que o queijo derreta. Tempere a gosto. Junte o macarrão ao molho e sirva com salsinha.



Fotos por Herlandes Tinoco

9 de abr. de 2012

Filé ao molho madeira

Esse filé foi o prato que fiz para o almoço de Páscoa desse ano, acompanhado de arroz branco, batata palha e de penne ao limone. Vou chamar de molho madeira, pois, hoje em dia, a receita leva molho madeira pronto, mas o original era um molho com os demais ingredientes que a minha mãe costumava fazer.

Simplesmente adoro um filé com esse molho. Talvez por ser uma das poucas receitas que minha mãe fazia, talvez por ser picante e bem diferente dos molhos que já comi. 

No lugar do vinho madeira uso izidro, um vinho branco licoroso seco que é encontrado nos supermercados.

Como sempre faço para muita gente, a receita a seguir é para um almoço de 8 pessoas, com uma quantidade generosa de molho. Prometo colocar depois a receita do molho sem utilizar o molho pronto e em uma quantidade menor.

Ingredientes:

1,7 kg de filé mignon
1 pote de molho madeira pronto (uso Master Food)
1 cubo de caldo de carne
1 colher (sopa) de mostarda 
1/4 xícara (chá) de molho inglês
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de água
1/2 xícara (chá) de izidro
sal e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de champignons
óleo

Preparo:

Limpe o filé e corte-o em fatias de 1 dedo de espessura (mais ou menos 1 cm). Em uma frigideira grande, coloque uma pouco de óleo (1/2 colher de sopa) e sele os filés aos poucos. O ideal é deixar cozinhar por, no máximo, 3 minutos, para que ainda fiquem rosados no meio. Como acaba soltando um pouco de água no preparo, vá retirando a água e colocando um pouco mais de óleo até que todos os pedaços de filé estejam selados. Reserve.

Na mesma panela em que selou o filé, coloque o caldo de carne e amasse com um garfo. Acrescente o izidro, o molho inglês e a mostarda. Dissolva a farinha de trigo na água e misture ao molho. Misture também o molho madeira pronto. Deixe cozinhar até engrossar, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente os champignons.

Disponha os filés em um refratário e cubra com o molho. Se precisar, leve para aquecer por 10 minutos no forno.

Foto por Herlandes Tinoco

7 de abr. de 2012

Mousse de Chocolate com especiarias

Queria ter preparado uma torta maravilhosa de chocolate para a Páscoa, mas em semanas de feriados parece que o serviço duplica. Como não foi possível, optei por uma receita bem rápida que vi, há um tempo atrás, no Technicolor Kitchen. Entre o começo do preparo e ela pronta, você gastará cerca de 60 minutos.

As especiarias combinam demais com o chocolate e a fazem ser uma mousse diferente e bem saborosa. Aprovadíssima aqui em casa!


Ingredientes:

180 grs de chocolate meio amargo
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada ralada
1/4 colher (chá) de cravo em pó
1 caixinha de creme de leite

Preparo:

Coloque o chocolate em uma tigela e derreta em banho maria. Deixe esfriar. Acrescente as gemas e misture. O creme irá espessar um pouco. Junte as especiarias e misture. Acrescente o creme de leite e misture novamente.

Bata as claras em neve e junte o açúcar. Incorpore-as ao creme de chocolate. Coloque em potinhos individuais e leve à geladeira por 40 minutos ou até firmar. Decore com raspas ou pedacinhos de chocolate.

Foto por Herlandes Tinoco


6 de abr. de 2012

Torta de Bacalhau

A idéia inicial era postar uma torta de bacalhau que havia comido na casa de uma tia, mas não consegui me lembrar onde estava a receita. Pela lembrança do prato, montei esta torta que não deixou nada a desejar!

Receita bem simples e sem segredos!

Ingredientes:

500 gramas de bacalhau em pedaços
2 colheres (sopa) de azeite
3 batatas médias
2 cebolas cortadas em meia lua
farinha de rosca para polvilhar

Para o molho branco:
1 litro de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
noz moscada ralada a gosto
sal a gosto
1 caixinha de creme de leite

Preparo:

Para dessalgar o bacalhau, coloque-o na geladeira em uma tigela com água por 24 horas. Troque a água quatro vezes durante esse período. Escorra e reserve.

Aqueça o azeite em uma panela, coloque a cebola picada e misture até que esteja murcha. Acrescente o bacalhau e refogue até cozinhá-lo (cerca de 10 minutos). Desligue e reserve.

Descasque as batatas, corte-as em rodelas (0,5 cm de espessura) e coloque-as para cozinhar. Prefiro cozinhá-las no microondas conforme explicado aqui. Como o prato ainda irá para o forno, 3 minutos no microondas são suficientes para cozinhar as batatas (devem estar cozidas, mas  firmes). 

Para o molho branco, dissolva a farinha no leite. Derreta a manteiga em uma panela, junte o leite com a farinha e mexa até engrossar, o que ocorre antes da fervura (assim que começar a ferver, desligue). Tempere com sal e noz moscada. Acrescente o creme de leite e misture. Deixe esfriar um pouco antes de usá-lo para que fique mais firme.

Unte um refratário com azeite, disponha as batatas cozidas e por cima o bacalhau. Cubra com o molho branco e polvilhe farinha de rosca. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 180 graus, por 20 minutos. 
 
Foto por Herlandes Tinoco

1 de abr. de 2012

Tacos

Hoje foi dia de variar o cardápio e nada melhor que comida mexicana! Desde que aprendi a fazer esses tacos, fiquei bem viciada em prepará-los em casa. 

Como não encontro com facilidade o feijão verde por aqui, uso o feijão jalo, que pode ser misturado à carne desfiada ou à carne moída. Pela praticidade, sempre uso a segunda opção.

Os tacos são comprados prontos e, hoje em dia, encontrados em vários supermercados. Prefiro comprar somente os tacos e temperar a pasta de feijão com carne em casa, pois sempre tenho todos os temperos, porém você pode optar pelo kit tacos, que vem com um saquinho de tempero pronto para ser misturado à carne.

O taco da foto abaixo está montado, mas você pode levar à mesa todos os componentes e deixar cada um montar conforme a preferência.

Ingredientes:

Para a pasta de feijão e carne:
1 colher (sopa) de óleo
500 grs de carne moída (usei patinho)
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (chá) de páprica doce
1 colher (chá) de páprica picante 
1/2 colher (café) de chili em pó
4 xícaras (chá) de feijão jalo cozido (sem tempero e sem caldo)

Para o creme azedo:
1 caixinha de creme de leite
suco de 1 limão

Para o guacamole :
2 tomates picados sem sementes
1 cebola pequena picada
1 abacate maduro
coentro picado a gosto (troco por salsinha)
suco de 1/2 limão
sal a gosto

Demais acompanhamentos:
Alface picada
Queijo ralado

Preparo:

Comece preparando o creme azedo. Apenas misture o creme de leite com o suco de limão e leve a geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Tempere a carne moída com metade do sal e reserve. Doure a cebola no óleo por 2 minutos. Acrescente a carne moída e refogue por cerca de 5 minutos ou até estar cozida.  

Bata o feijão cozido no liquidificador até virar uma pasta. Se for preciso, acrescente um pouco de água. Junte o feijão à carne. Acrescente todos os temperos, com exceção do chili em pó, que deve ser colocado aos poucos. Prove até chegar no ponto de sua preferência.

Para o guacamole, amasse o abacate e misture os tomates e a cebola picada. Pique a salsinha e misture. Tempere com sal e limão.

Leve os tacos ao forno por 5 minutos para que fiquem crocantes.

A ordem que uso dentro para montá-los é pasta de carne com feijão, guacamole, alface, queijo ralado e creme azedo.


Foto por Herlandes Tinoco