30 de mar de 2012

Taça de chocolate com morangos e sorvete

Outra receita de doce para compensar um período sem postagens de sobremesas.


Receitinha bem simples e deliciosa! O trio chocolate + morango + sorvete é sempre infalível na hora de agradar a alguém! Dessa vez, foi a mim!

Ingredientes:

500 ml de leite
1 lata de leite condensado
1 gema
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 caixinha de creme de leite
1 xícara (chá) de cacau em pó
morangos picados
sorvete de creme

Preparo:

Bata o leite, a gema, o amido de milho, o cacau em pó e o leite condensado no liquidificador e leve a mistura ao fogo. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até quase ferver. Deixe esfriar. Misture o creme de leite e bata na batedeira por cinco minutos. Leve para gelar. Na montagem, coloque o creme em uma taça, cubra com morango picado e uma bola de sorvete de creme. 


Foto por Herlandes Tinoco

28 de mar de 2012

Panna Cotta de Café

Para quem gosta do sabor do café em sobremesas, essa receita é simplesmente maravilhosa e bem diferente das demais receitas de panna cotta que já fiz. 
Enquanto em uma panna cotta tradicional é necessário acrescentar uma geléia ou calda de frutas para que ela seja ideal, nessa, só a panna cotta já seria suficiente e a calda fica em segundo plano. Utilize pouca calda ou mesmo só um chocolate em pó por cima.

Ingredientes:

Para a panna cotta:
500 ml de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de café solúvel
4 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor


Para a calda:
180 grs de chocolate meio amargo picado
1 caixinha de creme de leite


Preparo:

Panna cotta: Coloque em uma panela o creme de leite fresco, o açúcar e a essência de baunilha e deixe esquentar, misturando para que o açúcar se dissolva. Quando começar a ferver, desligue.

Misture o café com a gelatina. Aqueça 2 colheres (sopa) de água e dissolva a gelatina e o café. Junte a mistura ao creme de leite e misture bem. Coloque em copinhos ou forminhas individuais (usei forminhas de empada), deixe esfriar e leve para gelar por duas horas. 

Desenforme e enfeite com a calda de chocolate. A calda é a mesma que uso em várias receitas e está aqui.

Foto por Herlandes Tinoco

25 de mar de 2012

Tornedor ao molho de pimenta

Tinha tempos que estava planejando testar essa receita repassada pelo sócio! A receita original era com pimenta verde em conserva, mas resolvi mudar para pimenta dedo de moça, cujo sabor me agrada mais. Ainda vou testá-la com a pimenta em conserva e conto depois.

Prato perfeito para um jantar a dois ou para receber amigos!


Ingredientes:


600 gramas de tornedor de baby beef
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (chá) de alecrim seco
1 colher (sopa) de manteiga ou azeite


Para o molho:
1/2 xícara (chá) de alho poró picado
1/2 xícara (chá) de cenoura em rodelas
1/2 xícara (chá) de salsão picado
1/2 xícara (chá) de cebola picada
500 ml de vinho tinto
1 folha de louro
750 ml de água
4 pimentas dedo de moça sem sementes
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo


Para o acompanhamento:
2 batatas médias
salsinha seca
sal


Preparo:


Tempere o tornedor com sal, alecrim e pimenta. Frite na manteiga por 10 minutos. Reserve.


Para o molho, primeiro faça uma redução do vinho tinto. Coloque o vinho em uma panela e deixe ferver, em fogo baixo, até que reduza o volume para 1 xícara (chá)(cerca de 15 minutos). Reserve.


Na mesma panela do preparo do tornedor aqueça a manteiga, doure a cebola e acrescente o alho poró, o salsão, a cenoura, três pimentas, o louro e a água. Deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o vinho reduzido e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente um pouco de sal (cerca de 1 colher (café)) e pimenta do reino (pitada). Desligue, coe o caldo e volte para a panela. Dissolva uma colher de farinha de trigo em meia xícara de água. Misture ao caldo, sem parar de mexer para que fique liso. Quando engrossar, desligue e acrescente uma pimenta dedo de moça picada sem semente.

Para as batatas, descasque-as, pique em quatro e leve para cozinhar no microondas conforme explicado aqui. Aqueça a manteiga em uma panela, misture as batatas cozidas, acrescente sal a gosto e polvilhe salsa seca. 

Aqueça novamente os filés e sirva com o molho e as batatas.
Foto por Herlandes Tinoco

23 de mar de 2012

Canelone de Berinjela

Nessa receita não sei o que é melhor: a berinjela recheada ou o molho de tomate! As berinjelas são assadas antes de serem montadas, o que as torna mais macias. O molho de tomate fiz como gosto: pedaços de tomate e cebola, apenas aromatizados com ervas e com um caldo de tomate pelatti batido.


Ingredientes:


2 berinjelas grandes
3 colheres (sopa) de ricota amassada
100 grs de queijo em palitos (usei canastra)
2 colheres (sopa) de azeite


Para o molho de tomate:
4 tomates picados sem sementes
1 lata de tomate pelatti (ou 2 xícaras (chá) de molho de tomate pronto)
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de açúcar
sal e noz moscada a gosto
maço de salsinha e manjericão (ou outra erva de sua preferência)


Preparo:


Corte as berinjelas em fatias longitudinais de mais ou menos 1 cm de espessura. Tempere-as com sal e reserve 30 minutos. Lave as fatias, seque-as e coloque-as em um tabuleiro. Pincele as fatias com azeite (ambos os lados) e leve para assar por 20 minutos. Na metade do tempo, vire-as no tabuleiro. Deixe esfriar.




Para o molho de tomates, doure a cebola e o alho no azeite por 5 minutos. Coloque os tomates picados e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente os tomates pelatti batidos no liquidificador, o açúcar, o macinho de ervas e os temperos. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Retire o maço de ervas e reserve. 

Espalhe o molho em uma assadeira até cobrir o fundo. Monte os canelones: espalhe a ricota nas fatias de berinjela, coloque um pedaço do queijo e enrole. Se depois de assada a fatia estiver muito fina, coloque uma em cima da outra e enrole. 






Distribua os canelones sobre o molho. Regue com o restante do molho, cubra com parmesão e leve para assar por 25 minutos ou até o molho ferver.






Fotos por Herlandes Tinoco

22 de mar de 2012

Penne ao limone

Essa receita é daquelas em que menos é mais! Na primeira garfada você pensa: Como uma receita tão simples pode ser tão boa!!

Dessa vez fiz só a massa, mas já a servi como acompanhamento de carne vermelha, de truta ou de frango. 

Ingredientes:

300 grs de penne 
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
suco de 1/2 limão siciliano
raspa da casca de 1/2 limão siciliano 
sal a gosto
300 ml de creme de leite fresco
pimenta do reino branca a gosto
queijo parmesão a gosto

Preparo:

Cozinhe a massa conforme instruções da embalagem. Para o molho, derreta a manteiga em uma panela e doure a cebola. Acrescente o suco de limão e as raspas (reserve um pouco para salpicar quando servir). Acrescente o creme de leite e deixe ferver. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino branca. Quando servir, polvilhe o queijo ralado e a raspa de limão reservada.

Foto por Herlandes Tinoco

20 de mar de 2012

Filé com gorgonzola

Aqui em casa o gorgonzola reina...Sempre que pergunto o que fazer para o jantar, escuto: "Qualquer coisa com gorgonzola!".

A receita do molho é um curinga e a utilizo para massas, carnes e saladas. Muito fácil de fazer e sempre muito bem vinda!!

Ingredientes:

4 medalhões de filé mingnon
sal e pimenta a gosto para temperar o filé

Molho:
150 grs de gorgonzola
1/2 cubo de caldo de carne
1 caixinha de creme de leite
3/4 xícara (chá) de leite

Preparo:

Tempere os filés com sal e pimenta e grelhe-os em frigideira por 10 minutos.

Para o molho, coloque o leite e o caldo de carne em uma panela e deixe dissolver. Acrescente o queijo picado e mexa até que derreta. Desligue o fogo, junte o creme de leite e misture até que o queijo esteja incorporado. Sirva sobre os filés.


Foto por Cynthia Brant


18 de mar de 2012

Strudel de Banana e Chocolate

Bananas assadas com chocolate e ainda cobertas por amêndoas crocantes são extremamente tentadoras. Aproveitei o fim de semana para testar a receita.

Como usei massa pronta, a única coisa que fiz foi umedecer as folhas de massa com manteiga e espalhar o recheio. Muito simples!

Ingredientes:

1/2 pacote de massa filo pronta (250 grs)
25 grs de manteiga sem sal derretida
4 bananas maduras
200 grs de chocolate meio amargo
100 grs de amêndoas em lascas

Preparo:

Abra uma folha de massa filo e pincele a manteiga derretida. Repita o procedimento com mais duas folhas. Disponha as 4 bananas inteiras no centro da massa e espalhe o chocolate picado. Feche a massa e dobre as bordas para baixo. Pincele manteiga derretida e fure algumas vezes com uma faca. Forre um tabuleiro com papel manteiga (ou alumínio) e coloque o strudel. Espalhe as amêndoas por cima e asse por 20-30 minutos em forno pré-aquecido (a 200 graus).

Foto por Herlandes Tinoco

17 de mar de 2012

Muffins de Banana, Côco e Avelãs

Semana de muito trabalho exigem receitas práticas e muito rápidas como estes muffins de banana! Sou da teoria que comida tem que ser feita com calma e paciência, mas nem sempre é possível. Ainda bem que muffins são perfeitos para dias assim e ainda dá para sair de casa comendo um!

Ingredientes:

2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de côco ralado
100 grs de manteida sem sal derretida e fria
3 bananas maduras amassadas (usei banana prata)
2 ovos
1/2 xícara de (chá) de avelãs
pitada de sal (aproximadamente 1/2 colher de café)
1/2 xícara (chá) de leite
canela para polvilhar

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela, bata os ovos com um garfo e misture a manteiga já fria. Adicione o açúcar e misture. Peneire os ingredientes secos (farinha, fermento e sal) e incorpore-os à mistura anterior. Junte o leite, as bananas amassadas, o côco e as avelãs. Toda a massa deve ser misturada levemente, na mão, sem bater muito. Coloque forminhas de papel para muffins dentro de uma assadeira para muffin com capacidade para 1/2 xícara de chá e encha até completar 3/4 da capacidade da forminha de papel. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos. Depois de frio, polvilhe canela.

Rendimento: 12 unidades.

Foto por Cynthia Brant

10 de mar de 2012

Feijoada

Em um dos domingos de fevereiro recebemos amigos para uma feijoada! Receita de feijoada é bem comum em qualquer site ou blog, mas como cada um tem uma forma especial de fazer a sua, vamos à minha:

- só uso linguiça, carne seca, lombo e no máximo uma costela; prefiro ela sem as peles, orelhas, pés, etc. Se preferir, é só colocar;
- deixo o feijão de molho na água por pelo menos 6 horas; escorro essa água e cozinho o feijão na panela de pressão em outra água sem tempero;
- cozinho todas as carnes em água antes de juntá-las ao feijão;
- faço sempre na véspera e deixo na geladeira para que a gordura da superfície possa ser retirada antes de esquentá-la.

A quantidade de ingredientes abaixo era para servir 7 pessoas, mas como sempre faço um pouco a mais, dariam para 10 tranquilamente.

Ingredientes:


1 cebola picada
8 dentes de alho picados
1 kg de feijão preto
300 grs de bacon picado
350 grs de linguiça calabresa salgada
500 grs de costela salgada
6 linguiças paio salgadas
350 grs de lombo salgado
500 grs de charque dianteiro salgado
4 folhas de louro


Preparo:


Lave as carnes (exceto o bacon) e coloque-as de molho em água por, pelo menos 8 horas, trocando a água a cada hora. Se não quiser trocar tanto a água, deixe mais tempo de molho, como de um dia para outro. Nesse caso e em dias muito quentes, mantenha-as na geladeira ou acrescente gelo à água.

Após dessalgar, pique as carnes e cozinhe-as em água por 20 minutos. Retire as carnes com uma escumadeira, despreze a água e reserve.

Cozinhe o feijão somente em água na panela de pressão por 30 minutos após o início do chiado. 

Em outra panela, acrescente o bacon picado e frite a cebola e o alho na gordura que soltar do bacon (cerca de 10 minutos, mexendo para não queimar). Caso precise, acrescente um pouco de óleo. Jogue o bacon, a cebola e o alho fritos no feijão já cozido. Acrescente também o louro e as carnes ao feijão e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue, espere esfriar e leve à geladeira até o dia seguinte ou por 12 horas.

Retire a feijoada da geladeira. Na superfície irá formar uma camada fina de gordura. Retire-a. Leve ao fogo novamente, acrescente um pouco de água (cerca de 500 ml) e deixe ferver por 20 a 30 minutos para que o caldo engrosse. Sirva acompanhado de arroz branco, laranja em fatias, couve refogada e cheiro verde (salsinha e cebolinha picadinhas).


Foto por Herlandes Tinoco

8 de mar de 2012

Peixe na brasa

Esse peixe assado na brasa é maravilhoso! Receita dos meus sogros que sempre faz o maior sucesso!

O preparo é bem simples: deixe o filé de peixe de molho na água com limão e sal por duas horas antes de assar. Para cada quilo de peixe, use 1 colher (sopa) de sal com o suco de 2 limões.


Depois de colocado na brasa, pincele (na falta de um pincel, usamos um raminho de salsa) uma mistura de manteiga e corante: a cada 3 colheres de manteiga derretida, misture 1 colher (chá) de urucum.





Fotos por Herlandes Tinoco



6 de mar de 2012

Bolo de Maçã

Uma das coisas que mais gosto é de utilizar maçãs em bolos ou tortas. Prefiro utilizar as maçãs verdes, pois ficam firmes e doces depois de assadas.

Esse bolo mais parece uma torta, de tão úmido! As maçãs fatiadas e a casca de limão ralada misturada à massa fazem toda a diferença. Experimentem, pois vale a pena!


Ingredientes:

1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
uma pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
casca de 1 limão ralada (usei siciliano)
suco de 1 limão
600 grs de maçãs verdes
60 grs de manteiga sem sal
1 1/3 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
60 ml de leite

Calda:
60 ml de água
4 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23 cm (removível ou não). Descasque as maçãs e corte-as ao meio. Retire o cabo e as sementes. A forma mais fácil é: faça um corte na parte superior para retirar os cabos e com um boleador retire as sementes. Corte em fatias.



Corte o limão ao meio e friccione a superfície cortada do limão nas maçãs para que não escureçam (outro método é colocar as fatias de molho na água com limão, porém você deverá secá-las com papel absorvente antes de colocá-las na massa).

Bata a manteiga em uma tigela até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e as raspas de limão e bata por 3 minutos até ficar esfarelada. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione o leite aos poucos. Junte a farinha peneirada com o fermento e o sal e misture delicadamente com uma colher de pau. Junte metade das maçãs picadas à massa. Coloque a massa na forma e alise.


Disponha as fatias de maçãs sobre a massa em círculos concêntricos. Asse a torta em forno pré-aquecido (a 180 graus) por aproximadamente 1 hora e 15 minutos (teste enfiando um palito no centro da torta - ele deverá sair limpo). Enquanto assa, prepare a calda: aqueça a água e o açúcar em uma panela pequena até dissolver. Deixe ferver por 2 minutos e desligue. Deixe esfriar. Pincele a calda sobre as maçãs com o bolo ainda quente. Isso deixará o bolo úmido depois de pronto.


Fotos por Herlandes Tinoco

4 de mar de 2012

Temperos Caseiros

Fim de semana no sítio foi para descansar e fazer temperos caseiros!

Hoje em dia existem bons temperos sendo vendidos no mercado, mas ainda acho que nada substitui o caseiro, onde você pode criar variações e utilizar a proporção de ingredientes que mais te agrada. Por exemplo, a proporção usual de alho e sal em temperos caseiros é de 1:1, mas como prefiro a maior parte com alho, uso 1,5:1.

A parte mais trabalhosa é descascar os dentes de alho; o resto é bem rápido. Se preferir, use o alho comprado já descascado, entretanto, descascá-lo na hora é garantia de um ingrediente fresco e novo. Para descascar mais facilmente o alho, deixe-o de molho por 1 a 2 horas em água quente.

Depois é só bater no processador ou liquidificador o alho, sal e temperos a gosto.  



Tempero de alho e sal:

Bata no processador ou liquidificador o alho e o sal na proporção de 1,5:1, ou seja, a cada 150 gramas de alho, misture 100 gramas de sal.

Tempero de alho, cominho e calabresa:

Bata no liquidificador ou processador 200 grs de alho descascado, 1 colher (chá) de cominho em pó, 1 colher (café) de pimenta calabresa seca e 1 xícara (chá) de sal. Tempero perfeito para ser utilizado com carne vermelha.

Tempero de alho, pimenta de cheiro e semente de coentro:

Bata no liquidificador 500 grs de alho descascado, 6 pimentas de cheiro, 3 colheres (sopa) de sementes de coentro frescas e 1 1/2 xícara (chá) de sal. Para este tempero, o liquidificador é necessário para moer totalmente as sementes de coentro. Utilizei as sementes frescas, verdes, como na foto abaixo. O aroma e sabor das sementes são bem diferentes das folhas de coentro e bem mais suaves.




Tempero de alho, sal, cominho e pimenta dedo de moça:


Bata no liquidificador ou processador 300 grs de alho descascado, 1 colher (chá) de cominho em pó, 3 pimentas dedo de moça sem sementes e 1 e 1/2 xícara (chá) de sal. 


Temperos: 1 - alho e sal; 2 - alho, sal, coentro e pimenta de cheiro;
 3 - alho, sal, cominho e pimenta dedo de moça
Fotos por Herlandes Tinoco